Alimentação saudável

Um olhar com base na sociologia econômica, nas práticas de consumo de elites e de em práticas bifurcacionais de influencers francesas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.52780/res.v27i00.15244

Mots-clés :

Sociologia econômica, Elites, Alimentação saudável, Influencers digitais

Résumé

O artigo apresentado conta com inspiração da Sociologia Econômica e buscará analisar o tema da alimentação saudável na França. Para isso, analisaremos discursos de blogueiras e influencers francesas adeptas deste tipo de alimentação na rede social do Instagram. Nosso objetivo é trabalhar com três proposições teóricas: desvendar algumas estratégias representacionais e simbólicas das agentes estudadas para além do homo economicus; verificar propriedades elitizadas veiculadas com base em um mercado de luxo; averiguar a evidência dos gostos e disposições dos agentes, bem como, de fragmentos de trajetórias e motivações eventuais e ocasionais para direcionar esse tipo de consumo. O método utilizado será a análise dos conteúdos da rede social de forma qualitativa. Nossa análise evidencia a averiguação e a afirmação das três proposições de pesquisa supracitadas.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Thais Joi Martins, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cruz das Almas – BA – Brasil

Professora Adjunta. Pós-Doutorado na Université de la Sorbonne. Doutorado em Ciência Politica (UFSCAR).

Publiée

30/06/2022

Comment citer

MARTINS, T. J. Alimentação saudável: Um olhar com base na sociologia econômica, nas práticas de consumo de elites e de em práticas bifurcacionais de influencers francesas . Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 27, n. 00, p. e022010, 2022. DOI: 10.52780/res.v27i00.15244. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/15244. Acesso em: 23 nov. 2024.