El mercado de los juegos: Génesis, transformaciones y tendencias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.13415

Palabras clave:

Industria de los juegos, Sociología económica, Espacio social, Pierre Bourdieu

Resumen

Los juegos son parte de una industria cultural multimillonaria, que tiene relevancia económica y social. En este ensayo, buscamos realizar una sociogénesis de la industria del juego, anclada en los conceptos de espacio y campo social, de diferentes autores, con énfasis en Pierre Bourdieu. Nuestro marco temporal comienza en la década de 1940 y continúa hasta el momento actual, inicio de la segunda década del siglo XXI. mostramos el hecho de que este espacio social se ha reconfigurado debido a las innovaciones provenientes de campos sociales vecinos, como la industria electrónica, informática, de telecomunicaciones y de juegos de azar. Esas reconfiguraciones implican la reordenación de las posiciones de los agentes, la creación de estructuras institucionales y el establecimiento de relaciones sociales diversas. Finalmente, tejemos las consideraciones pertinentes al futuro de esta industria.

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Biografía del autor/a

Miriam Costa Toyama, -

Formada em Ciências Econômicas pela UNESP, com mestrado em Teoria Econômica pela UEM e Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSCar, com período de doutorado sanduíche na UC Berkley. Estuda as indústrias culturais através da ótica da Teoria das organizações, com foco principal na indústria da música e de games.

Gustavo Mendonça Ferratti, -

 

Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Especialista em Gestão de Negócios pela Universidade de São Paulo (USP), graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Júlio de Mesquita Filho (2015), graduando em Administração de Empresas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Experiência profissional como professor de pós-graduação na Trevisan Escola de Negócios (2018). É um dos coordenadores do Núcleo de Estudos Organizacionais (NEO) e tem como temas de interesse: Humanidades Digitais, Startups de Tecnologia da Informação, Lógicas de Justificação Empreendedora, Sociologia Econômica, Sociologia Digital, Sociologia das Organizações, Sociologia dos Mercados e Indústria de Games.

Mauro Rocha Côrtes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2003). Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da UFSCar (2012-2016), Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas das Universidades Federais - Forgepe/Andifes (2014-2016). Vice-Coordenado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos, da UFSCar.

Publicado

05/01/2021

Cómo citar

TOYAMA, M. C.; FERRATTI, G. M.; CÔRTES, M. R. El mercado de los juegos: Génesis, transformaciones y tendencias. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 25, n. 49, 2021. DOI: 10.52780/res.13415. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/13415. Acesso em: 24 nov. 2024.