Pedagogia e Ciências Sociais: a discussão brasileira em três tempos

Auteurs

  • Laélia Portela Moreira

Mots-clés :

Pedagogia, Ciências da Educação, Ciências Sociais,

Résumé

O objetivo deste trabalho é analisar a discussão sobre o estatuto da Pedagogia como área do conhecimento, focalizando as diversas propostas de defi nição do campo apresentadas por autores brasileiros nas últimas décadas. Examinaremos inicialmente a noção de educação como arte científi ca, apresentada por Anísio Teixeira, na década de 1950, no âmbito do projeto global do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais; em seguida, analisaremos o avanço das ciências da educação a partir do declínio do especifi camente pedagógico, como consequência da penetração da teoria crítica no campo educacional brasileiro e, por último, a tentativa de redefi nição do campo pedagógico e delimitação de seu objeto a partir dos anos 1990.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

06/05/2010

Comment citer

MOREIRA, L. P. Pedagogia e Ciências Sociais: a discussão brasileira em três tempos. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 15, n. 28, 2010. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/2552. Acesso em: 7 juill. 2024.