A literatura noturna de Joca Reiners Terron

Autores/as

  • Gisele Novaes Frighetto Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (PPG - TLLC/USP). Bolsista PNPD/Capes no Programa de Pós- Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (PPGEL/FCLAr/UNESP). https://orcid.org/0000-0002-0797-1710

Palabras clave:

Joca Reiners Terron, Noite dentro da noite, Ditadura Militar, Romance brasileiro contemporâneo,

Resumen

Apresentamos uma entrevista realizada com o escritor Joca Reiners Terron a respeito das reverberações da Ditadura Militar na sua vida e na sua literatura, com enfoque no romance Noite dentro da noite: uma autobiografia, publicado em 2017. Na conversa aqui transcrita e adaptada, tematizou-se a repressão política do regime e seu reflexo na biografia do escritor, além da representação deste e de outros eventos históricos, autoritários ou totalitários, em Noite dentro da noite. Ainda, tratamos das escolhas narrativas e das questões identitárias que atravessam o romance mencionado, tais como o foco narrativo em segunda pessoa e a composição de personagens enigmáticos ou duplos que animam uma trama complexa, na qual eventos sombrios se interpenetram como uma noite dentro da noite.

Biografía del autor/a

Gisele Novaes Frighetto, Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (PPG - TLLC/USP). Bolsista PNPD/Capes no Programa de Pós- Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (PPGEL/FCLAr/UNESP).

Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários na Universidade Estadual Paulista (FCLAr - UNESP). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal de São Carlos (PPGLit - UFSCar). Doutora em Letras (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (DTLLC - FFLCH - USP). Membro dos grupos de pesquisa Mémoire et Littérature (USP/UNSAM/ENS/Université de Lyon) e Literatura e Tempo Presente (PPGLit - UFSCar/ FCLar - UNESP).

Publicado

21/10/2020

Número

Sección

Entrevista