A literatura noturna de Joca Reiners Terron

Auteurs

  • Gisele Novaes Frighetto Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (PPG - TLLC/USP). Bolsista PNPD/Capes no Programa de Pós- Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (PPGEL/FCLAr/UNESP). https://orcid.org/0000-0002-0797-1710

Mots-clés :

Joca Reiners Terron, Noite dentro da noite, Ditadura Militar, Romance brasileiro contemporâneo,

Résumé

Apresentamos uma entrevista realizada com o escritor Joca Reiners Terron a respeito das reverberações da Ditadura Militar na sua vida e na sua literatura, com enfoque no romance Noite dentro da noite: uma autobiografia, publicado em 2017. Na conversa aqui transcrita e adaptada, tematizou-se a repressão política do regime e seu reflexo na biografia do escritor, além da representação deste e de outros eventos históricos, autoritários ou totalitários, em Noite dentro da noite. Ainda, tratamos das escolhas narrativas e das questões identitárias que atravessam o romance mencionado, tais como o foco narrativo em segunda pessoa e a composição de personagens enigmáticos ou duplos que animam uma trama complexa, na qual eventos sombrios se interpenetram como uma noite dentro da noite.

Biographie de l'auteur

Gisele Novaes Frighetto, Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (PPG - TLLC/USP). Bolsista PNPD/Capes no Programa de Pós- Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (PPGEL/FCLAr/UNESP).

Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários na Universidade Estadual Paulista (FCLAr - UNESP). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal de São Carlos (PPGLit - UFSCar). Doutora em Letras (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (DTLLC - FFLCH - USP). Membro dos grupos de pesquisa Mémoire et Littérature (USP/UNSAM/ENS/Université de Lyon) e Literatura e Tempo Presente (PPGLit - UFSCar/ FCLar - UNESP).

Téléchargements

Publiée

21/10/2020

Numéro

Rubrique

Entrevista