Qualidade da educação básica nas conferências nacionais de educação (1990-2004)

Eliane Cleide da Silva Czernisz, Maria José Ferreira Ruiz

Resumo


O artigo tem por objetivo discutir a qualidade da escola piíblica, tendo como referência os documentos organizados nos Congressos Nacionais de Educação (CONED), entre os anos de 1996 a 2004. Com base em discussão bibliográfica e análise de documentos, questiona que qualidade é defendida para a escola básica. Como resultado, verifica que o conceito de qixalidade social defendido nos CONED, considera como fundamental o financiamento público para a educação, para garantir o atendimento deste direito social e que esta concepção de qualidade foi apropriada pelas políticas educacionais neoliberais de forma descontextualizada, não expressando nessas apropriações relação com os ob|etivos dos CONED.


Palavras-chave


Escola Pública; CONED; Qualidade Social;

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v0i16.9361



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

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