Reforma do estado e da educação a partir de 1990: orientações para o ensino médio e profissional brasileiro

Autores

  • Eliane Cleide da Silva Czernisz

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i8.9261

Palavras-chave:

reforma do estado e da educação, ensino médio e profissional, unesco

Resumo

Apresentamos neste trabalho discussão de dados de persquisa que investiga a partir de análise de documentos as recomendações e diretrizes da UNESCO para a formação no ensino médio e profissional brasileiro a partir de 1990. O objetivo é discutir as orientações para o ensino médio e profissional brasileiro a partir de 1990, destacando a formação do homem, cidadão e trabalhador. Entendemos ser uma discussão importante no contexto em que é intencionada uma formação voltada à cidadania democrática pelo desenvolvimento de novas sociabilidades. Os resultados indicam a formação de um homem adapatado ao trabalho e à sociedade e a necessidade de uma formação que busque a contra-hegemonia e questione a política educacional vigente, a formação e seu papel na sociedade.

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Publicado

19/01/2010

Como Citar

CZERNISZ, E. C. da S. Reforma do estado e da educação a partir de 1990: orientações para o ensino médio e profissional brasileiro. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 8, p. 101–114, 2010. DOI: 10.22633/rpge.v0i8.9261. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9261. Acesso em: 22 abr. 2021.

Edição

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