Elementos não-econômicos na construção do mercado do futebol: mito do herói e flexibilização na legislação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29373/sas.v8i2.13556

Palavras-chave:

Mercado do futebol, Sociologia Econômica, Mito do herói, Transferências de atletas.

Resumo

O artigo trata da construção social do mercado do futebol no Brasil, buscando identificar elementos não-econômicos que ajudam a fundamentar este mercado. Com inspiração na sociologia econômica, argumenta que variáveis culturais (mito do jogador como herói) e variáveis sociais (flexibilização na legislação), ajudam a explicar a alta movimentação econômica desse mercado, sobretudo após os anos 2000. Teve como metodologia, pesquisa de campo na Ferroviária de Araraquara e pesquisa na internet.

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Biografia do Autor

Maria Chaves Jardim, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr), Araraquara – SP

Professora departamento de ciencias sociais - FCLar

Doutora em Ciências Sociais

Livre Docente em sociologia econômica

Bolsista produtividade CNPQ

Thierry Gabriel Varela, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr), Araraquara – SP

Mestrando em Ciências Sociais (FCLAr).

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Publicado

30/12/2019

Como Citar

JARDIM, M. C.; VARELA, T. G. Elementos não-econômicos na construção do mercado do futebol: mito do herói e flexibilização na legislação. Revista Sem Aspas , Araraquara, v. 8, n. 2, p. 258–275, 2019. DOI: 10.29373/sas.v8i2.13556. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/13556. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos