Corpo, política e território

Cartografando a mulher na pintura de Fernando Vicente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29373/sas.v11i00.15375

Palavras-chave:

Corpo, Mulher, Política, Pintura de Fernando Vicente, Território

Resumo

O presente texto pretende cartografar “o poder sobre o corpo da mulher” e “o poder do corpo da mulher”, buscando compreender a constituição do corpo-território a partir de linhas que o atravessam e cortam – os afetos de que é capaz. Para tal, lança mão de duas pinturas da coleção “Atlas” do pintor e ilustrador espanhol Fernando Vicente Sánchez (1963), a fim de pensar a política e o corpo/território a partir de dois signos que historicamente cartografaram a mulher: a maternidade e o sexo. As obras dessa coleção são feitas a partir da pintura de corpos em lâminas cartográficas antigas metamorfoseando assim os corpos a territórios geográficos. Interpelar o corpo da mulher a partir do conceito de território é fundamental para reflexionar a ação política do corpo e sobre o corpo, pois é no e pelo corpo que a política investe enquanto produção de modos de existência.

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Biografia do Autor

Aurea Maria Pires Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE – Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Elder Silva Correia, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE – Brasil

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE – Brasil

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). Pós-doutorado em Educação do Corpo (UNLP/Argentina).

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Publicado

30/06/2022

Como Citar

RODRIGUES, A. M. P. .; CORREIA, E. S.; ZOBOLI, F. Corpo, política e território: Cartografando a mulher na pintura de Fernando Vicente. Revista Sem Aspas , Araraquara, v. 11, n. 00, p. e022002, 2022. DOI: 10.29373/sas.v11i00.15375. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/15375. Acesso em: 1 dez. 2024.