Entre o mainstream e o underground
Origens, trajetórias e capitais nos dois polos do rock Brasileiro dos anos 1980
DOI:
https://doi.org/10.29373/sas.v11iesp.1.17060Palavras-chave:
Rock brasileiro, Trajetória, Capitais, Distinção, Indústria fonográficaResumo
Trata-se de um estudo comparativo entre dois polos do rock brasileiro dos anos 1980 – o mainstream e o underground –, empreendido por meio do estudo da trajetória individual e coletiva dos roqueiros brasileiros do período, em diálogo com conceitos de Pierre Bourdieu, buscando identificar os capitais detidos pelos expoentes do rock que receberam a preferência da indústria fonográfica do período, em comparação com um segundo grupo, que ficou à margem da indústria da música. A pesquisa aponta que os distintos capitais (social, cultural e econômico) detidos pelo primeiro grupo foram condicionantes importantes para o recrutamento destes pela indústria da música, catapultando-os para o sucesso comercial e a consagração artística, em detrimento do segundo grupo, que não dispunha dos mesmos trunfos materiais e simbólicos.
Downloads
Referências
ALEXANDRE, R. Dias de luta: O rock e o Brasil dos anos 80. São Paulo: Arquipélago Editorial. 2013.
BOURDIEU, P. La misère de monde. Paris: Seuil. 1993.
BOURDIEU, P. A distinção: Crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk. 2006.
BOURDIEU, P. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras. 2010.
DAPIEVE, A. Brock: O rock brasileiro dos anos 80. Rio de Janeiro: Editora 34, 2015.
JARDIM, M.; ROSA, T. O rock brasileiro dos anos 1980: qual o perfil social dos roqueiros incorporados pela indústria da música? Revista Sinais, Vitória, v. 1, n. 24, jan./jul. 2020.
MAGI, E. Rock and roll é o nosso trabalho: A Legião Urbana do underground ao mainstream. 2011. 147 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, SP, 2011.
PAIVA, M. Meninos em fúria: E o som que mudou a música para sempre. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.
ROSA, T. A elite do Rock: Poder simbólico e distinção no mainstream do rock brasileiro dos anos 1980. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Sem Aspas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Sem Aspas. Os artigos publicados e as referências citadas na revista Sem Aspas são de inteira responsabilidade de seus autores.