Espaço e educação
A manipulação do ambiente escolar em Pestalozzi, Montessori e Freinet
DOI:
https://doi.org/10.29373/sas.v13i00.17650Palavras-chave:
Espaço, Educação, Johann Pestalozzi, Maria Montessori, Célestin FreinetResumo
O presente artigo analisa as concepções sobre o espaço educativo presentes nas proposições de três importantes autores: Johann Pestalozzi, Maria Montessori e Célestin Freinet. Uma vez que todos eles questionaram, em diferentes medidas, os modos de organização do espaço educativo, busca-se, com este texto, compreender e comparar seus objetivos educacionais e os modos como pensaram a manipulação do espaço escolar para alcançá-los. Partindo-se das contribuições de Pierre Bourdieu (2010), para quem o espaço funciona como um dos dispositivos de promoção da violência simbólica, pretende-se lançar luz à discussão sobre esta variável que é tão importante para o desenvolvimento do trabalho educativo, mas que nem sempre ocupa a devida atenção nas discussões acerca da educação.
Downloads
Referências
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
HILGENHEGER, N. Johann Herbart. Recife: Massangana, 2010.
PESTALOZZI, J. H. Leonard et Gertrude: un livre pour le peuple. Boudry-Neuchâtel, Suíça: Ed. de la Baconnière, [s.d.].
LEGRAND, L. Célestin Freinet. Recife: Massangana, 2010.
RÖHRS, H. Maria Montessori. Recife: Massangana, 2010.
SOËTARD, M. Johann Pestalozzi. Recife: Massangana, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Sem Aspas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Sem Aspas. Os artigos publicados e as referências citadas na revista Sem Aspas são de inteira responsabilidade de seus autores.