Espaço e educação

A manipulação do ambiente escolar em Pestalozzi, Montessori e Freinet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29373/sas.v13i00.17650

Palavras-chave:

Espaço, Educação, Johann Pestalozzi, Maria Montessori, Célestin Freinet

Resumo

O presente artigo analisa as concepções sobre o espaço educativo presentes nas proposições de três importantes autores: Johann Pestalozzi, Maria Montessori e Célestin Freinet. Uma vez que todos eles questionaram, em diferentes medidas, os modos de organização do espaço educativo, busca-se, com este texto, compreender e comparar seus objetivos educacionais e os modos como pensaram a manipulação do espaço escolar para alcançá-los. Partindo-se das contribuições de Pierre Bourdieu (2010), para quem o espaço funciona como um dos dispositivos de promoção da violência simbólica, pretende-se lançar luz à discussão sobre esta variável que é tão importante para o desenvolvimento do trabalho educativo, mas que nem sempre ocupa a devida atenção nas discussões acerca da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Guerra, Universidade de São Paulo

Graduando em Filosofia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH). Licenciando em Filosofia na Faculdade de Educação da USP (FE/USP).

Juliana de Souza Silva , Universidade de São Paulo

Professora Doutora e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP).

Referências

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

HILGENHEGER, N. Johann Herbart. Recife: Massangana, 2010.

PESTALOZZI, J. H. Leonard et Gertrude: un livre pour le peuple. Boudry-Neuchâtel, Suíça: Ed. de la Baconnière, [s.d.].

LEGRAND, L. Célestin Freinet. Recife: Massangana, 2010.

RÖHRS, H. Maria Montessori. Recife: Massangana, 2010.

SOËTARD, M. Johann Pestalozzi. Recife: Massangana, 2010.

Publicado

08/03/2024

Como Citar

GUERRA, G.; SILVA , J. de S. Espaço e educação: A manipulação do ambiente escolar em Pestalozzi, Montessori e Freinet. Revista Sem Aspas , Araraquara, v. 13, n. 00, p. e024002, 2024. DOI: 10.29373/sas.v13i00.17650. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/17650. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)