Educação libertadora segundo Antonio Gramsci e Célestin Freinet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29373/sas.v12i00.18040

Palavras-chave:

Célestin Freinet, Antonio Gramsci, Escola moderna, Escola unitária, Método pedagógico

Resumo

Antonio Gramsci e Célestin Freinet conceberam uma educação democrática e libertadora, voltada para atender às necessidades das classes populares. Embora compartilhassem o mesmo objetivo, a escola moderna de Freinet e a escola unitária de Gramsci apresentavam metodologias distintas. Este artigo analisa e compara seus escritos, além de recorrer a outras pesquisas para destacar seus métodos pedagógicos em relação à realidade de sua aplicação. O presente estudo explora como as críticas de ambos os autores se complementam em suas propostas. Os desafios práticos, bem como a relevância de seus critérios educacionais, são abordados em consonância com a realidade histórica brasileira e suas necessidades sociais, para que a educação possa fornecer apoio efetivo. Reflete-se sobre as teorias de Gramsci e Freinet com base em seu objetivo comum de identificar na educação um caminho para uma sociedade igualitária, alcançando a libertação através do desenvolvimento do senso crítico.

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Biografia do Autor

Júlia Loffreda Costa, Universidade de São Paulo

Graduanda em Letras – Português, DLCV, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Waldemar Ferreira Netto, Universidade de São Paulo

Professor Titular, DLCV, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Doutorado em Linguística (USP).

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Publicado

08/07/2023

Como Citar

COSTA, J. L.; NETTO, W. F. Educação libertadora segundo Antonio Gramsci e Célestin Freinet. Revista Sem Aspas , Araraquara, v. 12, n. 00, p. e023004, 2023. DOI: 10.29373/sas.v12i00.18040. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/18040. Acesso em: 27 abr. 2024.