Cultura e consumo: uma discussão socioantropológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29373/sas.v8i2.13244

Palavras-chave:

Consumo, Mercadorias, Antropologia.

Resumo

O artigo objetiva efetuar uma revisão bibliográfica capaz de expor e explicar as principais categorias e conceitos desenvolvidos por estudiosos do fenômeno do consumo, a fim de evidenciar, em um primeiro momento, o pensamento antropológico desenvolvido por Marshall Sahlins acerca do porque os agentes sociais consomem, contrapondo-o com a visão utilitarista e, em um segundo momento, realizar uma discussão socioantropológica sobre o consumo através de uma síntese das contribuições de Jean Baudrillard, Mary Douglas, Pierre Bourdieu e Arjun Appadurai.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Vicente Monti, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara - SP

Graduanda em Ciências Sociais.

Referências

APPADURAI, A. La vida social de las cosas. México: Grijalbo, 1991.

BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 1995.

BAUDRILLARD, J. El sistema de los objetos. México: Siglo XXI, 1969.

BAUMAN, Z. Vidas para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BODEI, R. Immaginare altre vite. Realtà, progetti, desideri. Itália: Feltrinelli, 2013.

BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2007.

DOUGLAS, ISHERWOOD. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004.

EHRENBERG, A. La società del disagio: Il mentale e Il sociale. Torino: Einaudi, 2012.

HORKHEIMER & ADORNO, T. Ideologia. In: Temas básicos da sociologia. São Paulo: Cultrix, 1973.

SAHLINS, M. Cultura e razão prática. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2003. SAHLINS, M. Ilhas da história. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 1990.

SAHLINS, M. 1988. "Cosmologias do Capitalismo: O Setor Trans-Pacífico do Sistema Mundial". In: Anais da XVI Reunião Brasileira de Antropologia. São Paulo: Campinas, p. 47- 10

Publicado

30/12/2019

Como Citar

MONTI, I. V. Cultura e consumo: uma discussão socioantropológica. Revista Sem Aspas , Araraquara, v. 8, n. 2, p. 276–291, 2019. DOI: 10.29373/sas.v8i2.13244. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/13244. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos