Do ideal ao concreto

Uma análise do espaço escolar de Anísio Teixeira à luz de sua pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29373/sas.v11i00.15394

Palavras-chave:

Anísio Teixeira, arquitetura escolar, Plano Piloto, Escola Progressiva

Resumo

O presente artigo busca analisar as edificações escolares de Anísio Teixeira à luz de sua concepção de educação e sociedade. Partindo de uma análise qualitativa do Plano de Edificações Escolares de Brasília e do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, será mostrada a forma como Anísio encarava a organização do espaço escolar, a influência da filosofia de John Dewey e as diferentes vertentes do que seria um ensino integral. Todos esses elementos definem um tipo particular de sociabilidade e uma realidade social que molda e é moldada pela arquitetura das escolas. Ainda, o artigo apresenta algumas reflexões sobre o legado de Anísio para os nossos dias.

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Biografia do Autor

Victor Mauric, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP – Brasil

Graduando em História.

Marina Mauric, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP – Brasil

Graduanda em Arquitetura.

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Publicado

30/06/2022

Como Citar

MAURIC, V.; MAURIC, M. . Do ideal ao concreto: Uma análise do espaço escolar de Anísio Teixeira à luz de sua pedagogia. Revista Sem Aspas , Araraquara, v. 11, n. 00, p. e022010, 2022. DOI: 10.29373/sas.v11i00.15394. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/15394. Acesso em: 19 abr. 2024.