A concepção educacional de John Dewey: objetivos e metas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29373/sas.v10i00.15693

Palavras-chave:

Objetivo educacional, John Dewey, Teoria oposta à prática, Currículo escolar contra interesse do aluno, Conciliação de ideias

Resumo

Este artigo debruça-se sobre os caminhos extraviados nos quais algumas práticas pedagógicas incorreram. Orientações pedagógicas destoantes são uma das consequências advindas de más interpretações em matéria educacional. O presente trabalho aventa a hipótese de que encontram um bom objetivo educacional, contanto que se desvencilhem de falsos antagonismos, tais como: teoria oposta à prática, interesse do educando oposto à disciplina escolar. John Dewey foi um dos raros pensadores a atender a essa condição. Em virtude disso, o artigo objetiva, através da perspectiva de Dewey, demonstrar como é necessário conciliar ideias aparentemente irredutíveis para formular objetivos educacionais. A metodologia empregada consistiu em estudos bibliográficos concernentes a Dewey. Os resultados alcançados pelo trabalho foram concepções pedagógicas, das quais não desprezar os conhecimentos prévios da criança é exemplo. Finalmente, conclui o artigo que é preciso harmonizar o que erroneamente se opõem.

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Biografia do Autor

Ian Gottberg de Moura, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP

Graduando em Filosofia. Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

Carlota Boto, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP

Professora titular da Faculdade de Educação. Doutorado em História Social (USP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D.

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Publicado

29/12/2021

Como Citar

MOURA, I. G. de; BOTO, C. A concepção educacional de John Dewey: objetivos e metas. Revista Sem Aspas , Araraquara, v. 10, n. 00, p. e021013, 2021. DOI: 10.29373/sas.v10i00.15693. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/15693. Acesso em: 20 abr. 2024.