Nas fissuras da cena que encenam práticas educativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29373/sas.v11i00.15610

Palavras-chave:

Corpo, Educação, Fissuras

Resumo

O reordenamento de mercados para a manutenção deste mundo tem como moldura ou cenário um corpo especialmente treinado e preparado, com capacidade de se multiplicar em avatares. Nesta costura, sujeições são oferecidas. Assim, no contexto do espaço escolar, nosso objetivo é: discutir técnicas e tecnologias de produção do corpo/professor e possibilidades de resistências por meio de fissuras que se deslocam e atuam entre caminhos. Para tanto, em uma abordagem qualitativa, adotamos o método de pesquisa bibliográfica para coletar os dados que contribuem para suscitar e embasar os diálogos aqui presentes. Estes nos auxiliaram a concluir que, o espaço/escola mais que nunca na contemporaneidade tem sido alvo de formas diversificadas de sistemas de governo, que delimitam, impõe e constituem subjetividades como o corpo/professor. Mesmo assim, ainda é possível encontramos possibilidades de resistência nas fissuras do entre/espaço, por meio do exercício e experiência da prática de si.

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Biografia do Autor

Iáscara Oara de Jesus, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí – SC – Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Bruna Carolina de Lima Siqueira dos Santos, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí – SC – Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

George Saliba Manske, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí – SC – Brasil

Docente, orientador e líder de grupo de pesquisa no Programa de Pós-graduação em Educação. Doutor em Educação (UFRGS).

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Publicado

30/06/2022

Como Citar

JESUS, I. O. de .; SANTOS, B. C. de L. S. dos; MANSKE, G. S. Nas fissuras da cena que encenam práticas educativas. Revista Sem Aspas , Araraquara, v. 11, n. 00, p. e022004, 2022. DOI: 10.29373/sas.v11i00.15610. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/15610. Acesso em: 29 mar. 2024.