Revisão bibliográfica da perspectiva teórica de Bourdieu na educação matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29373/sas.v11iesp.1.16839

Palavras-chave:

Pierre Bourdieu, Educação matemática, Revisão bibliográfica

Resumo

Considerando a importância de Bourdieu para a educação, analisamos como o autor é abordado na Educação Matemática e quais são suas possíveis implicações e contribuições para a área, bem como delimitamos quais de seus conceitos principais (habitus, campo, capital econômico, capital cultural, capital simbólico e capital social) são utilizados pelos pesquisadores de Educação Matemática. O levantamento bibliográfico foi realizado através de buscas online nos anais dos principais eventos científicos da área, nos sites dos periódicos de Educação Matemática avaliados de A1 a B2 nas áreas de ensino e de educação na Plataforma Sucupira na Classificações de Periódicos no quadriênio 2013-2016. É possível concluir que Bourdieu é pouco conhecido e adotado na área de Educação Matemática, tanto pela baixa representatividade quantitativa desses estudos quanto pelo número ainda menor de pesquisas que adotam seu modo de trabalho.

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Biografia do Autor

Julia Beatriz Giaccheto Barbieri, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil

Mestranda em Ciências Sociais.

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Publicado

26/12/2022

Como Citar

BARBIERI, J. B. G. Revisão bibliográfica da perspectiva teórica de Bourdieu na educação matemática. Revista Sem Aspas , Araraquara, v. 11, n. esp.1, p. e022023, 2022. DOI: 10.29373/sas.v11iesp.1.16839. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/16839. Acesso em: 23 abr. 2024.