Calar hoje é ser cúmplice: Maria Lacerda de Moura
DOI:
https://doi.org/10.29373/sas.v10i00.15870Palavras-chave:
Maria Lacerda de Moura, Renovação, Análise de configuração textualResumo
O objetivo deste artigo é dar a conhecer algumas reflexões que permearam uma pesquisa de mestrado em educação e que compreendeu o esforço de fazer uma Análise de Configuração Textual (Mortatti, 2000) do segundo livro de Maria Lacerda de Moura (1887-1945), Renovação (1919). Apresentamos o instrumento metodológico utilizado como procedimento para historicizar a autora e suas contribuições para pensar questões de gênero e concluímos que a dominação patriarcal e as desigualdades de gênero perpassam gerações, incitando-nos a seu enfrentamento.
Downloads
Referências
AGÊNCIA USP DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Produção científica feminina cai devido à pandemia. Disponível em: https://www.aguia.usp.br/noticias/49310/. Acesso em: 25 maio 2021.
ALVES, J. E. D. Desafios da equidade de gênero no século XXI. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 292, maio/ago. 2016.
BEVILACQUA, P. D. Mulheres, violência e pandemia de coronavírus. Instituto René Rachou Fiocruz Minas, 2020. Disponível em: http://www.cpqrr.fiocruz.br/pg/artigo-mulheres-violencia-e-pandemia-de-coronavirus/. Acesso em: 25 maio 2021.
CANDIDO, M. R.; CAMPOS, L. A. Pandemia reduz submissões de artigos acadêmicos assinados por mulheres. Dados Revista de Ciências Sociais, 14 mar. 2021. Disponível em: http://dados.iesp.uerj.br/pandemia-reduz-submissoes-de-mulheres/. Acesso em: 25 maio 2021.
LEITE, M. L. M. A outra face do feminismo: Maria Lacerda de Moura. São Paulo: Ática. 1984.
MARTINS, A. M. S.; COSTA, N. A. Movimento feminista e educação: cartas de Maria Lacerda de Moura para Bertha Lutz (1920-1922). Revista Contemporânea de Educação. Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, jan./jul. 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/download/2539/2777. Acesso em: 02 jun. 2021.
MAURANO, T. R. A condição feminina em Maria Lacerda de Moura. São Paulo: Editora Scortecci, 2020a.
MAURANO, T.R. As contribuições de Maria Lacerda de Moura (1887-1945) para a educação no Brasil. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 22., 2020, Marília. Anais [...]. Marília, SP: UNESP, 2020b. Tema: Desafios da Pós-Graduação em Educação em Tempos Pós (Pandêmicos).
MORTATTI, M. R. L. Os sentidos da alfabetização: São Paulo/1876-1994. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
MOURA, M. L. A mulher é uma degenerada (1924). 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
MOURA, M. L. Fascismo, filho dileto da igreja e do capital (1934). Campinas, SP: Barricada Literária, 2012.
MOURA, M.L. Renovação (1919). Edição Fac-similar. Org. Adelaide Gonçalves, Allyson Bruno e Camila Queiroz. Fortaleza: Edições UFC, 2015.
SANTOS, A. Em pior momento da pandemia, Bolsonaro critica 'mimimi' e diz que brasileiro tem que enfrentar vírus. BBC News Brasil, 04 mar. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-56287135. Acesso em: 24 maio 2021.
VALENTE, J. Covid-19: Brasil tem 430.417 mortes e 74.592 novos casos da doença. Agência Brasil, 13 maio 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-05/covid-19-brasil-tem-430417-mortes-e-74592-novos-casos-da-doenca. Acesso em: 24 maio 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Sem Aspas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Sem Aspas. Os artigos publicados e as referências citadas na revista Sem Aspas são de inteira responsabilidade de seus autores.