Notas sobre os fundamentos da crítica de Theodor Adorno à indústria cultural
DOI:
https://doi.org/10.29373/sas.v5i0.8862Palavras-chave:
Teoria crítica, Indústria cultural, Formação intelectual, Formação estética,Resumo
O presente trabalho tem como objetivo expor os principais fundamentos da crítica à indústria cultural, realizada por Theodor Adorno em um ensaio da Dialética do esclarecimento. Para tanto, optamos por apresentar os elementos mais significativos de sua formação intelectual e estética em íntima relação com alguns aspectos teóricos centrais do texto em questão. Em um primeiro momento, a exposição é realizada com foco no contexto histórico de Adorno e em algumas informações biográficas. Em seguida, alguns dos pressupostos filosóficos do ensaio são colocados em evidência e relacionados à formação intelectual e estética do filósofo. Por fim, a intenção é que todos os temas apresentados neste trabalho formem uma constelação que revele uma imagem geral e significativa da crítica de Adorno à indústria cultural.