O saber/conhecimento: campos epistêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v14.n1.2018.10803

Palavras-chave:

Saber, Conhecimento, Epistemologia, Complexidade.

Resumo

Tratar da natureza do conhecimento é entender que historicamente vem sendo produzidas reflexões acerca da sua complexidade. A historicidade do conhecimento é desdobrada em teorias epistemológicas que ampliam as possibilidades de se operar com determinado tipo de conhecimento, conforme seu objeto de estudo, e, consequentemente, o método científico legitima determinado conhecimento. Assim, a reflexão que se pretende realizar faz jus às bases epistêmicas do conhecimento, desde o método positivista/empirista ao pensamento complexo, ou seja, historicamente o conhecimento se amplia por meio de seus métodos e domínios, a depender da subjetividade do sujeito em relação ao seu objeto, tratando-o objetivamente. Neste sentido, a tese que subsidia esta reflexão é a disciplinaridade do conhecimento.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Vieira de Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Educação pela UFPB - Linha de Pesquisa: Educação Popular. Mestra em Educação, Culturas e Identidades pela UFRPE/FUNDAJ (2015). Especialista em: Arte e tecnologia (2018/2019) pela UFPE/EAD; Culturas e História dos Povos Indígenas (2016), pela UFRPE/RENAFOR; Educação em Direitos Humanos e Diversidade (2014) e Educação do Campo (2016), ambas pela UFAL. Psicopedagogia (2012), Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica (2013), ambas pela UPE; Pedagoga pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010). Professora da UFPE (Gestão pedagógica e Gestão Educacional; Políticas Educacionais, organização e funcionamento da educação básica 2017-2018). Professora formadora de Fundamentos sociológicos, filosóficos e históricos da educação pela UFRPE/EAD. Professora da Faculdade Educacional de Araucária (disciplina avaliação no ensino superior 2016). Professora da FAMASUL (Estágio supervisionado- 2015) e Professora pelo PARFOR (legislação e PCCC II, III e IV, III, 2015-2018), professora pela UNEAL (didática, legislação educacional, história da educação, filosofia da educação, educação brasileira, políticas públicas 2013-2015) e professora pesquisadora pela IFAL (EAD - Gestão da Educação 2014). Professora Tutora pela FUNDAJ (EAD - Cultura Afro-Brasileira, Patrimônio e memória 2014).Tutora pela UFAL (Educação para as relações étnico-raciais - EAD 2014). Palestrante pela UNEAL (Tecnologias da informação e comunicação 2014). Professora pelo Programa Paulo Freire (2011 2013). Professora de educação básica (2006;2011;2016 e 2017) . Interesses em: Educação do campo, educação popular, EAD, movimentos sociais, processos educativos, interdisciplinaridade. Formação de professores. Gestão pedagógica e Políticas educacionais. Livros didáticos. Transdisciplinaridade. Complexidade. Estágio supervisionado. Políticas públicas. 

Erenildo João Carlos, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação - Campus I, Departamento de Fundamentação da Educação. .Pedagogo. Doutor em Educação pela UFC (2005), mestre em Educação pela UFPB (1998), Especialista em Pesquisa Educacional (1994) e graduado em Pedagogia pela UFPB (1990). Foi Alfabetizador (1992-1993) e coordenador pedagógico do Projeto Escola Zé Peão (1993-2000). Participou da gestão do Departamento de Fundamentação da Educação como Sub-chefe e Chefe (2006-2010). Exerceu a função de Vice-Coordenador (gestão 2010-2012) e de Coordenador (gestão 2012-2014) da Pós-Graduação em Educação da UFPB. Em função da vacância existente, foi o Coordenador em Exercício do PPGE, de outubro de 2014 a maio de 2015. Editor-chefe da Revista Temas em Educação (RTE) do PPGE (desde 2013) e da Revista Discurso & Imagem Visual em Educação (desde 2016). Ministra, na graduação, as Disciplinas: Sociologia da Educação, Fundamentos Sócio-históricos da Educação, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos e Alfabetização de Jovens e Adultos. Na Pós-Graduação, ministra as Disciplinas: Pesquisa Social (Doutorado), Pesquisa em Educação e Educação Brasileira (Mestrado) e Tópicos em Educação Popular: Análise Arqueológica do Discurso na EJA e Educação e Visualidade na Sociedade Contemporânea (Doutorado e Mestrado) . Estuda e orienta temas tais como: educação popular, educação de jovens e adultos, livro didático, análise arqueológica do discurso, discurso e uso pedagógico da imagem visual. Tem coordenado vários Projetos Institucionais na UFPB (MONITORIA, PROBEX, PROLICEN e PIBIC). Credenciou-se no Programa de Pós-Graduação da UFPB, em janeiro de 2008. desde então, lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa "A Educação de Jovens e Adultos: políticas, práticas e discursos". 

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Publicado

16/01/2018

Como Citar

VIEIRA DE MELO, M. A.; JOÃO CARLOS, E. O saber/conhecimento: campos epistêmicos. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 14, n. 1, p. 62–81, 2018. DOI: 10.26673/rtes.v14.n1.2018.10803. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/10803. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação