El saber / conocimiento: campos epistémicos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v14.n1.2018.10803

Palabras clave:

Saber, Conocimiento, Epistemología, Complejidad.

Resumen

Tratar de la naturaleza del conocimiento es entender que históricamente vienen siendo producidas reflexiones acerca de su complejidad. La historicidad del conocimiento se desdobla en teorías epistemológicas que amplían las posibilidades de operar con determinado tipo de conocimiento, según su objeto de estudio, y, consecuentemente, el método científico legitima determinado conocimiento. Así, la reflexión que se pretende realizar hace jus a las bases epistémicas del conocimiento, desde el método positivista / empirista al pensamiento complejo, o sea, históricamente el conocimiento se amplía por medio de sus métodos y dominios, a depender de la subjetividad del sujeto en relación a su objeto, tratándolo objetivamente. En este sentido, la tesis que subsidia esta reflexión es la disciplina del conocimiento.

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Biografía del autor/a

Maria Aparecida Vieira de Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Educação pela UFPB - Linha de Pesquisa: Educação Popular. Mestra em Educação, Culturas e Identidades pela UFRPE/FUNDAJ (2015). Especialista em: Arte e tecnologia (2018/2019) pela UFPE/EAD; Culturas e História dos Povos Indígenas (2016), pela UFRPE/RENAFOR; Educação em Direitos Humanos e Diversidade (2014) e Educação do Campo (2016), ambas pela UFAL. Psicopedagogia (2012), Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica (2013), ambas pela UPE; Pedagoga pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010). Professora da UFPE (Gestão pedagógica e Gestão Educacional; Políticas Educacionais, organização e funcionamento da educação básica 2017-2018). Professora formadora de Fundamentos sociológicos, filosóficos e históricos da educação pela UFRPE/EAD. Professora da Faculdade Educacional de Araucária (disciplina avaliação no ensino superior 2016). Professora da FAMASUL (Estágio supervisionado- 2015) e Professora pelo PARFOR (legislação e PCCC II, III e IV, III, 2015-2018), professora pela UNEAL (didática, legislação educacional, história da educação, filosofia da educação, educação brasileira, políticas públicas 2013-2015) e professora pesquisadora pela IFAL (EAD - Gestão da Educação 2014). Professora Tutora pela FUNDAJ (EAD - Cultura Afro-Brasileira, Patrimônio e memória 2014).Tutora pela UFAL (Educação para as relações étnico-raciais - EAD 2014). Palestrante pela UNEAL (Tecnologias da informação e comunicação 2014). Professora pelo Programa Paulo Freire (2011 2013). Professora de educação básica (2006;2011;2016 e 2017) . Interesses em: Educação do campo, educação popular, EAD, movimentos sociais, processos educativos, interdisciplinaridade. Formação de professores. Gestão pedagógica e Políticas educacionais. Livros didáticos. Transdisciplinaridade. Complexidade. Estágio supervisionado. Políticas públicas. 

Erenildo João Carlos, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação - Campus I, Departamento de Fundamentação da Educação. .Pedagogo. Doutor em Educação pela UFC (2005), mestre em Educação pela UFPB (1998), Especialista em Pesquisa Educacional (1994) e graduado em Pedagogia pela UFPB (1990). Foi Alfabetizador (1992-1993) e coordenador pedagógico do Projeto Escola Zé Peão (1993-2000). Participou da gestão do Departamento de Fundamentação da Educação como Sub-chefe e Chefe (2006-2010). Exerceu a função de Vice-Coordenador (gestão 2010-2012) e de Coordenador (gestão 2012-2014) da Pós-Graduação em Educação da UFPB. Em função da vacância existente, foi o Coordenador em Exercício do PPGE, de outubro de 2014 a maio de 2015. Editor-chefe da Revista Temas em Educação (RTE) do PPGE (desde 2013) e da Revista Discurso & Imagem Visual em Educação (desde 2016). Ministra, na graduação, as Disciplinas: Sociologia da Educação, Fundamentos Sócio-históricos da Educação, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos e Alfabetização de Jovens e Adultos. Na Pós-Graduação, ministra as Disciplinas: Pesquisa Social (Doutorado), Pesquisa em Educação e Educação Brasileira (Mestrado) e Tópicos em Educação Popular: Análise Arqueológica do Discurso na EJA e Educação e Visualidade na Sociedade Contemporânea (Doutorado e Mestrado) . Estuda e orienta temas tais como: educação popular, educação de jovens e adultos, livro didático, análise arqueológica do discurso, discurso e uso pedagógico da imagem visual. Tem coordenado vários Projetos Institucionais na UFPB (MONITORIA, PROBEX, PROLICEN e PIBIC). Credenciou-se no Programa de Pós-Graduação da UFPB, em janeiro de 2008. desde então, lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa "A Educação de Jovens e Adultos: políticas, práticas e discursos". 

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Publicado

16/01/2018

Cómo citar

VIEIRA DE MELO, M. A.; JOÃO CARLOS, E. El saber / conocimiento: campos epistémicos. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 14, n. 1, p. 62–81, 2018. DOI: 10.26673/rtes.v14.n1.2018.10803. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/10803. Acesso em: 27 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos - Área da Educação