A brincadeira de papéis na educação infantil: atividade objetivada a partir da organização de espaços e da inserção de novos temas.
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v14i2.12031Palavras-chave:
Educação infantil, Brincadeira de papéis sociais, Espaços escolares, Temas e conteúdos da brincadeira de papéis sociais.Resumo
A brincadeira de papéis na perspectiva Histórico-Cultural é uma forma muito evoluída de brincar. Nela a criança reconstitui a atividade social e tenta representá-la, reproduzindo a atividade concreta das pessoas em suas relações e diversidade. Por isso, os temas dos jogos podem ser bem variados e cambiáveis, dependendo das situações objetivas das quais a criança participa. Como atividade dominante da Idade pré-escolar, a brincadeira de papéis pode propiciar o desenvolvimento psíquico infantil. Assim, o objetivo deste estudo é investigar a influência dos espaços organizados e inserção de novos temas nas brincadeiras de papéis sociais. Método: foram selecionadas 25 crianças de quatro a cinco anos participantes da Educação Infantil Municipal da cidade de Bauru- SP. Foi adotada a análise observacional e descritiva. Resultados: Os dados gerados pelos gráficos 1 e 2 e quadros 1, 2, 3 demonstram, sobretudo, que o tema e o argumento da brincadeira possibilitaram um avanço nos níveis de desenvolvimento da brincadeira de papéis depois do estudo do tema e desempenho dos papéis nos espaços.Downloads
Referências
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