A representação da imagem da mulher nas personagens infantis
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v15i1.12770Palavras-chave:
Sociedade e mídia, Personagens infantis, Representação feminina.Resumo
Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a percepção das crianças sobre algumas personagens infantis, por influência do que é divulgado na mídia, no tocante às princesas e aos elementos abordados nas produções, tanto cinematográficas quanto televisivas e até em outras meios digitais ou até físicos. Na investigação de campo foram levantados dados com as turmas de segundo e quinto ano do Ensino Fundamental de um colégio particular, situado nas dependências de uma Faculdade privada em Resende, Rio de Janeiro. Tomando por base os elementos pesquisados, foi evidenciada a importância que estes contos possuem, visto à diferença de visões, conforme a idade dos participantes, em que os mais experientes têm uma visão diferente quanto às heroínas dos contos infantis, em contraposição aos mais novos. Também emergiu da pesquisa a questão da atualização dos profissionais da educação, uma vez a sociedade está sempre em mudança e se faz necessário a construção de outras competências docentes para lidar com o novo.Downloads
Referências
ARIÉS, P. História social da criança e da família. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1973.
BRANCA de neve. Produção de Walt Disney. Estados Unidos: Disney, 1937. 1 rolo de filme.
CINDERELA. Produção de Marc Davis. Estados Unidos: Disney, 1950. 1 rolo de filme.
CHOMBART DE LAUWE, M. J. Liens entre les représentations véhiculées sur l’enfant et les représentations intériorisées par les enfants. Tradução: Moacir Palmeira. Paris: Delachaux & Niestlé, 1986.
DE MAUSE, L. História da Infância. Madri, Alianza Universid: 1991.
FROZEN. Produção de Peter Del Vecho. Estados Unidos: Disney, 2013. 1 dvd.
HOMEM aranha. Produção de Laura Ziskin. Estados Unidos: Sony, 2012. 1 dvd.
JODELET, D. O movimento de retorno ao sujeito e a abordagem das representações sociais. Sociedade e Estado, Brasília, v. 24, n. 3, p. 679-712, set./dez. 2009.
LA TAILLE, Y. A publicidade dirigida ao público infantil: considerações psicológicas. In: Contribuição da psicologia para o fim da publicidade dirigida à criança. Conselho Federal de Psicologia: Brasília, DF, 2008.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LEVIN, E. A infância em cena: constituição do sujeito e desenvolvimento psicomotor. Petrópolis, Rio de janeiro: Vozes, 1997.
LINS. B. A.; MACHADO, B.F; ESCOURA. M. Diferentes, não desiguais: a questão de gênero na escola. São Paulo: Reviravolta, 2016.
MALÉVOLA. Produção de Joe Roth. Estados Unidos: Disney, 2017. 1 dvd.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
MOANA. Produção de Walt Disney Studio. Estados Unidos: Disney, 2014. 1 dvd.
MOSCOVICI, S. Representações Sociais: investigações em psicologia social. Editado em inglês por Gerard Duveen; traduzido do inglês por Pedrinho A. Guareschi. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
MULAN. Produção de Pam Coats. Estados Unidos: Disney, 1998. 1 VHS.
MULHER maravilha. Produção de Charles Roven. Estados Unidos, 2017. 1 dvd.
NEIL, G. Walt Disney: o triunfo da imaginação americana. Novo Século.
NARODOWSKI, M. Infância e poder: a confrontação da pedagogia moderna. Tese de doutorado em educação. Universidade Estadual de Campinas, 1993.
PIERRE-PUYSEGUR, M. A.; CORROYER, D. Les représentations du sistéme pénal chez les enfants de six à dix ans. Enfance, 40 (3), 1997.
RAPUNZEL. Produção de Roy Colin. Estados Unidos: Disney, 1962. 1 rolo de filme.
ROCHA, R. C. L. História da infância: reflexões acerca de algumas concepções correntes. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/28155072/HISTORIA-DA-INFANCIA-REFLEXOES-ACERCA-DE-ALGUMAS-CONCEPCOES-CORRENTES. Acesso em: 10 jan. 2019.
SAMPAIO, M. F. História do rádio e da televisão no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Achiamé, 1984.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SHIMIZU, A. M. O potencial de influência da mídia na construção de representações de aspectos socio-morais. Disponível em: http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/wiHJlohM1xY2VHg_2013-4-30-11-48-31.pdf. Acesso em: 12 ago. 2018.
STRAUBHAAR, J.; LAROSE, R. Comunicação, mídia e tecnologia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
TEIXEIRA, E. Contadores de histórias encantam gerações e incentivam a leitura. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2010/06/22/interna_diversao_arte,198791/contadores-de-historias-encantam-geracoes-e-incentivam-a-leitura.shtml. Acesso em: 06 jul. 2018.
VALENTE. Produção de Katherine Serafian. Estados Unidos: Disney, 2012. 1 dvd.
X-MEN. Produção de Lauren Shuler Donner. Estados Unidos: Century Fox, 1994. 1 hq.
CORREIO BRAZIELIENSE. Contadores de histórias encantam gerações e incentivam a leitura. Correio Brasiliense. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2010/06/22/interna_diversao_arte,198791/contadores-de-historias-encantam-geracoes-e-incentivam-a-leitura.shtml. Acesso em: 29 maio 2018.
PORTAL EDUCAÇÃO. Como a criança era vista e tratada desde a época medieval até o século XX. Portal Educação. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/como-a-crianca-era-vista-e-tratada-desde-a-epoca-medieva-ate-o-seculo-xx/26547. Acesso em: 29 maio 2018.
YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.