Teste genético preditivo de câncer de mama: uma abordagem discursiva sobre o uso de texto de divulgação científica e histórias em quadrinhos no ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v15i2.13144

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Divulgação científica, Teste genético, Ensino de biotecnologia, Histórias em quadrinhos.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo abordar, de forma discursiva, como o uso de textos de divulgação científica e histórias em quadrinhos pode contribuir para a interpretação de conceitos biotecnológicos no Ensino de Ciências e Biologia na Educação Básica. Aqui nos referimos a temática específica testes preditivos de câncer de mama. Utilizamos como referencial teórico uma vertente da análise do discurso francesa, que tem em Michel Pêcheux um de seus principais articuladores. Admitimos que as diferentes formas de uso da linguagem irão produzir sentidos específicos em cada sujeito. Consideramos que a proposta permite um movimento no sentido de contribuir para a atividade pedagógica na sala de aula e para leituras informais do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Novaes Moraes, UNICAMP/doutoranda

Graduada em Ciências Biológicas e em pedagogia

Mestrado em Biotecnologia e Doutorado em curso na Faculdade de Educaçao/UNICAMP - Ensino de Ciências

Maria josé Pereira Monteiro de Almeida, Unicamp/Professora livre docente-titular aposentada, atuando como colaboradora no DEPRAC, permanente nos programas da pós-graduação da Faculdade de Educação/Unicamp e no PECIM.

Professora livre docente-titular aposentada, atuando como colaboradora no DEPRAC, permanente nos programas da pós-graduação da Faculdade de Educação/Unicamp e no PECIM - Linha de pesquisa: Ensino de Ciências

Referências

ALMEIDA, M. J. P. M. O texto de divulgação científica como recurso didático na mediação do discurso escolar relativo à ciência. In: PINTO, G. M. (Org.) Educação científica e práticas educativas. Curitiba: CRV, p. 11-23, 2010.

ARRUDA, S. et al. Charges e suas contribuições para o ensino de ciências naturais. Revista Ciências & Ideias, v. 8, n. 2, p. 165-176, ago. 2017.

BORGES, L.R. Quadrinhos: literatura gráfico-visual. 2001. Disponível em: www.eca.usp.br/nucleos/nphqeca/agaque/ano3/numero2/agaquev3n2_1.htm. Acesso em: 12 jul. 2017.

LAMPHERE, J. A.; EAST, A. E. Monsanto’s biotechnological politics: discourses of legitimation. Environmental communication, v. 11, n. 1, p. 75-89, Jul. 2017.

MARTINS, I.; NASCIMENTO, T. G.; ABREU, T. B. Clonagem na sala de aula: o exemplo do uso didático de um texto de divulgação científica. Investigações no Ensino de Ciências, v. 9, n. 1, p. 95-111, 2004.

NEVES, R. et. al. A utilização do círculo hermenêutico dialético (CHD) na construção do conceito sobre transgênicos. In: Congresso Internacional das Licenciaturas, João Pessoa. Anais [...] III Congresso Internacional das Licenciaturas. p. 1-12. 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326402842_A_UTILIZACAO_DO_CIRCULO_HERMENEUTICO_DIALETICO_CHD_NA_CONSTRUCAO_DO_CONCEITO_SOBRE_TRANSGENICOS. Acesso em: 7 nov. 2019.

SANTOS, R. E.; VERGUEIRO, W. Histórias em quadrinho no processo de aprendizado: da teoria a prática. EccoS - Revista Científica, n. 27, p. 81-95, abr. 2012.

SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva do letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 36, p. 474-550, dez. 2007.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE GENÉTICA MÉDICA. Posição da SBGM sobre testes genéticos preditivos, 2018. Disponível em: http://www.sbgm.org.br/noticias/posicao-da-sbgm-sobre-testes-geneticos-preditivos. Acesso em: 13 nov. 2018.

SILVA, A. C., ALMEIDA, M. J. P. M. Estratégias para a coleta de informações numa pesquisa com apoio teórico-metodológico na análise de discurso. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 3, p. 883-902, dez. 2017.

Publicado

30/07/2019

Como Citar

MORAES, F. N.; DE ALMEIDA, M. josé P. M. Teste genético preditivo de câncer de mama: uma abordagem discursiva sobre o uso de texto de divulgação científica e histórias em quadrinhos no ensino. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 15, n. 2, p. 194–203, 2019. DOI: 10.26673/tes.v15i2.13144. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/13144. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação