Galactosemia, intolerância à lactose e alergia à proteína do leite: compreensão dos mecanismos fisiopatológicos na primeira infância e suas respectivas prescrições nutricionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v16i2.13747

Palavras-chave:

Crianças, Leite, Deficiência, Patologia, Dieta

Resumo

O objetivo desse estudo é explicar três patologias próximas que manifestam-se em crianças na sua primeira infância, contribuindo com nutricionistas e pediatras e incentivando um trabalho multidisciplinar. O erro genético raro que acomete os neonatais e impossibilita a metabolização da galactose é denominado como Galactosemia clássica. A reação imunológica do corpo à exposição precoce das crianças a determinadas proteínas, como a caseína e lactoglobulina, é conhecida como Alergia à proteína do leite de vaca. E por fim, a Intolerância à lactose que é subdividida em primária, secundária e congênita, sendo esta a mais comum em crianças impossibilitando a produção da enzima que faria a absorção da lactose. Este artigo apresentará uma revisão bibliográfica sobre as possíveis terapêuticas adequadas para se evitar deficiências nutricionais em consequência da necessidade de restrição ou exclusão do alimento leite nas suas dietas. A pesquisa utilizou um total de 33 artigos encontrados nas bases Science, Scielo e Google Acadêmico.

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Biografia do Autor

Beatriz Oliveira dos Santos, Faculdade São Luis de Jaboticabal (FESL), Jaboticabal – SP

Graduanda no Curso de Nutrição.

Livia Fernandes de Lima, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto – SP

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Clínica Médica.

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Publicado

27/08/2020

Como Citar

SANTOS, B. O. dos; LIMA, L. F. de . Galactosemia, intolerância à lactose e alergia à proteína do leite: compreensão dos mecanismos fisiopatológicos na primeira infância e suas respectivas prescrições nutricionais. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 16, n. 2, p. 500–512, 2020. DOI: 10.26673/tes.v16i2.13747. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/13747. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação