A percepção de escolares sobre o Programa Saúde na Escola avaliada por desenhos e narrativas: um estudo de caso em Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v17i00.14215Palavras-chave:
Narrativas infantis, Promoção da saúde, Colaboração intersetorial, Saúde escolar, Educação infantilResumo
O Programa Saúde na Escola é uma política intersetorial, resultado do trabalho entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, cuja finalidade é ampliar as ações de saúde aos escolares da rede pública. As escolas participantes devem incluir no projeto político pedagógico escolar os temas das atividades em saúde desenvolvidas no Programa, de modo a atender às expectativas dos professores e escolares. Os temas são abordados para facilitar o aprendizado e devem ser adequados às fases do desenvolvimento do escolar. Estudo qualitativo, realizado em 2016, com o objetivo de investigar as percepções dos escolares em relação às atividades desenvolvidas pelo Programa Saúde na Escola em Belo Horizonte, Brasil. A coleta de dados foi realizada utilizado desenho acompanhado de narrativa oral, com participantes na faixa etária de seis a dez anos. Foi possível demonstrar que os escolares puderam receber informações e compreendê-las, a ponto de poder reproduzi-las.
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