A percepção de escolares sobre o Programa Saúde na Escola avaliada por desenhos e narrativas: um estudo de caso em Belo Horizonte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v17i00.14215

Palavras-chave:

Narrativas infantis, Promoção da saúde, Colaboração intersetorial, Saúde escolar, Educação infantil

Resumo

O Programa Saúde na Escola é uma política intersetorial, resultado do trabalho entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, cuja finalidade é ampliar as ações de saúde aos escolares da rede pública. As escolas participantes devem incluir no projeto político pedagógico escolar os temas das atividades em saúde desenvolvidas no Programa, de modo a atender às expectativas dos professores e escolares. Os temas são abordados para facilitar o aprendizado e devem ser adequados às fases do desenvolvimento do escolar. Estudo qualitativo, realizado em 2016, com o objetivo de investigar as percepções dos escolares em relação às atividades desenvolvidas pelo Programa Saúde na Escola em Belo Horizonte, Brasil. A coleta de dados foi realizada utilizado desenho acompanhado de narrativa oral, com participantes na faixa etária de seis a dez anos. Foi possível demonstrar que os escolares puderam receber informações e compreendê-las, a ponto de poder reproduzi-las.

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Biografia do Autor

Fernanda Piana Santos Lima de Oliveira, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMOC), Montes Claros – MG

Docente nos cursos de Odontologia e Medicina e Gerente do Núcleo de Atenção à Saúde e Práticas Profissionalizantes (NASPP). Doutorado em Odontologia em Saúde Coletiva (UFMG).

César Rota Júnior, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMOC), Montes Claros – MG

Docente de disciplinas no campo da Psicologia Escolar/Educacional e orientador de trabalhos de pesquisa no âmbito da Iniciação Científica. Doutorado em Educação (UFMG).

Andrea Maria Duarte Vargas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG

Professora Titular da Faculdade de Odontologia. Doutorado em Ciência Animal (UFMG).

Zulmira Hartz, Universidade Nova de Lisboa (UNL), Lisboa

Professora Associada e Coordenadora da Unidade Curricular de Avaliação em Saúde no Programa de Doutoramento em Saúde Internacional, Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT/UNL). Pós-Doutorado em Saúde Comunitária pela École Nationale de Santé Publique ENSP) – França.

Sónia Dias, Universidade Nova de Lisboa (UNL), Lisboa

Professora na Escola Nacional de Saúde Pública (UNL) e Professora Associada com Agregação do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (UNL). Doutorado em Saúde Internacional (UNL).

Efigênia Ferreira e Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG

Professora Titular da Faculdade de Odontologia e Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Odontologia. Doutorado em Ciência Animal (UFMG).

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Publicado

20/04/2021

Como Citar

OLIVEIRA, F. P. S. L. de; ROTA JÚNIOR, C.; VARGAS, A. M. D.; HARTZ, Z.; DIAS, S.; FERREIRA, E. F. e. A percepção de escolares sobre o Programa Saúde na Escola avaliada por desenhos e narrativas: um estudo de caso em Belo Horizonte. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 17, n. 00, p. e021002, 2021. DOI: 10.26673/tes.v17i00.14215. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/14215. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação