Literacia para a saúde e ciência da saúde

Um diálogo epistemológico com Gaston Bachelard

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v18i00.16815

Palavras-chave:

Ciências, Epistemologia, Gaston Bachelard, Literacia para a saúde, Saúde

Resumo

É um estudo teórico com os seguintes objetivos: dialogar sobre a teoria do “espírito científico” e as noções de “obstáculos epistemológicos” de Gaston Bachelard com os conceitos de saúde; discutir a literacia para a saúde com à manifestação do “espírito científico”. O estudo é exploratório, pesquisa documental e bibliográfica, em obras de Gaston Bachelard e em outras produções científicas e documentais que embasam conceitos de saúde, literacia para a saúde. Dos resultados encontrados destaca-se a discussão entre a epistemologia bachelardiana, conceitos de saúde e a literacia para a saúde que rompem com os arquétipos de saúde e evidencia a participação dos atores sociais envolvidos no sistema de saúde. Considera-se que as observações epistemológicas de Bachelard respondem pela renovação dos saberes científicos de saúde e consolidam as investigações na área da literacia para a saúde, como proposta de melhorar o nível de informação, apreensão, investimento e gestão da saúde.

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Biografia do Autor

Luciana Moura Caetano Veludo, Universid de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES), Buenos Aires – Argentina.

Doutoranda em Ciências Empresariais e Sociais.

Marta Regina Farinelli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba – MG – Brasil

Docente do Departamento de Serviço Social. Doutorado em Serviço Social (UNESP).

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

VELUDO, L. M. C.; FARINELLI, M. R. Literacia para a saúde e ciência da saúde: Um diálogo epistemológico com Gaston Bachelard. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 18, n. 00, p. e022015, 2022. DOI: 10.26673/tes.v18i00.16815. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/16815. Acesso em: 10 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Áreas da Educação e Saúde