A educação escolar de adolescentes e a formação dos conceitos científicos

Autores

  • Ricardo Eleutério dos Anjos Bolsista CAPES. Mestrando em Educação Escolar. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós- Graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP – Brasil. 14800-901. AEMS – Faculdades Integradas de Três Lagoas. Três Lagoas – MS – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v7i0.9556

Palavras-chave:

Educação escolar, Adolescentes, Formação de conceitos, Psicologia histórico-cultural,

Resumo

Este artigo integra uma pesquisa em andamento que tem como objetivo apresentar aportes teóricos da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de adolescentes. Considerando-se que, para a psicologia históricocultural, a adolescência é um momento privilegiado tanto pelo desenvolvimento do pensamento por conceitos, como pela formação da concepção de mundo e desenvolvimento da autoconsciência, a hipótese deste trabalho é a de que a educação escolar pode contribuir decisivamente, por meio do ensino do conhecimento sistematizado, para o desenvolvimento psicológico dos adolescentes no sentido da superação dos limites dos conceitos cotidianos. Para tanto, este artigo apresentará a premente necessidade da superação das concepções naturalizantes, evidenciados pelas correntes liberais em psicologia. Essas concepções de adolescência contrastam com o ponto fulcral no qual Vigotski e colaboradores concentraram suas pesquisas, a saber, a formação dos conceitos como um salto qualitativo no desenvolvimento psicológico nesta fase por eles chamada “idade de transição”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22/03/2017

Como Citar

ANJOS, R. E. dos. A educação escolar de adolescentes e a formação dos conceitos científicos. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 7, 2017. DOI: 10.26673/tes.v7i0.9556. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9556. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação