A educação escolar de adolescentes e a formação dos conceitos científicos

Auteurs

  • Ricardo Eleutério dos Anjos Bolsista CAPES. Mestrando em Educação Escolar. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós- Graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP – Brasil. 14800-901. AEMS – Faculdades Integradas de Três Lagoas. Três Lagoas – MS – Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.26673/tes.v7i0.9556

Mots-clés :

Educação escolar, Adolescentes, Formação de conceitos, Psicologia histórico-cultural,

Résumé

Este artigo integra uma pesquisa em andamento que tem como objetivo apresentar aportes teóricos da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de adolescentes. Considerando-se que, para a psicologia históricocultural, a adolescência é um momento privilegiado tanto pelo desenvolvimento do pensamento por conceitos, como pela formação da concepção de mundo e desenvolvimento da autoconsciência, a hipótese deste trabalho é a de que a educação escolar pode contribuir decisivamente, por meio do ensino do conhecimento sistematizado, para o desenvolvimento psicológico dos adolescentes no sentido da superação dos limites dos conceitos cotidianos. Para tanto, este artigo apresentará a premente necessidade da superação das concepções naturalizantes, evidenciados pelas correntes liberais em psicologia. Essas concepções de adolescência contrastam com o ponto fulcral no qual Vigotski e colaboradores concentraram suas pesquisas, a saber, a formação dos conceitos como um salto qualitativo no desenvolvimento psicológico nesta fase por eles chamada “idade de transição”.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

22/03/2017

Comment citer

ANJOS, R. E. dos. A educação escolar de adolescentes e a formação dos conceitos científicos. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 7, 2017. DOI: 10.26673/tes.v7i0.9556. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9556. Acesso em: 19 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - Área da Educação