A experiência de rodas de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) em CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e em ESF (Estratégia de Saúde da Família) nos municípios de Cantagalo e Nova Friburgo (RJ)
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v9i0.9585Palavras-chave:
Saúde, CAPS, Grupo,Resumo
O presente trabalho mostra a aplicação de rodas de TCI como ferramentas da Saúde Mental no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em parceria com Estratégia de Saúde da Família (ESF). O objetivo é estimular os pacientes portadores de transtornos mentais em interação com a comunidade, a simbolizarem emoções e sentimentos a fim de minimizarem sofrimentos e somatizações. As rodas de TCI são realizadas nos espaços do CAPS e da ESF. A divulgação é feita pelos próprios participantes e equipes multiprofissionais da rede municipal, possibilitando encaminhamento para esta atividade complementar. Em se tratando de prática aberta à comunidade, promove através do espaço público a reconstrução de identidade, resgate da autoestima, valorização de saberes, formas de manifestação que tornam possíveis o encontro singular e comunitário com as dificuldades e situações de vida vivenciadas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.