A experiência de rodas de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) em CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e em ESF (Estratégia de Saúde da Família) nos municípios de Cantagalo e Nova Friburgo (RJ)

Autores

  • Bethania do Carmo C. da Silva Assistente Social do Programa de Saúde Mental – CAPS – RJ – Brasil.
  • Marise Gama Corrêa Lutterbach Terapeuta Ocupacional e Terapeuta Comunitária do Programa de Saúde Mental – CAPS – RJ – Brasil.
  • Selma Arão Terapeuta Comunitária – CAPS – RJ – Brasil.
  • Zoraya Pinheiro Psicóloga e Terapeuta Comunitária – CAPS – RJ – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v9i0.9585

Palavras-chave:

Saúde, CAPS, Grupo,

Resumo

O presente trabalho mostra a aplicação de rodas de TCI como ferramentas da Saúde Mental no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em parceria com Estratégia de Saúde da Família (ESF). O objetivo é estimular os pacientes portadores de transtornos mentais em interação com a comunidade, a simbolizarem emoções e sentimentos a fim de minimizarem sofrimentos e somatizações. As rodas de TCI são realizadas nos espaços do CAPS e da ESF. A divulgação é feita pelos próprios participantes e equipes multiprofissionais da rede municipal, possibilitando encaminhamento para esta atividade complementar. Em se tratando de prática aberta à comunidade, promove através do espaço público a reconstrução de identidade, resgate da autoestima, valorização de saberes, formas de manifestação que tornam possíveis o encontro singular e comunitário com as dificuldades e situações de vida vivenciadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23/03/2017

Como Citar

SILVA, B. do C. C. da; LUTTERBACH, M. G. C.; ARÃO, S.; PINHEIRO, Z. A experiência de rodas de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) em CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e em ESF (Estratégia de Saúde da Família) nos municípios de Cantagalo e Nova Friburgo (RJ). Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 9, 2017. DOI: 10.26673/tes.v9i0.9585. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9585. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação