Gravidez na adolescência – NASF: do conflito ao ato afetivo

Autores

  • Reder A. Nantes Tsuji
  • Monique Cotarelli Tsuji Prefeitura Municipal de Tupi Paulista. Tupi Paulista – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v9i0.9586

Palavras-chave:

Autoconhecimento, Família, Prevenção,

Resumo

O frequente abandono de atividades e as futuras responsabilidades, pela gestante, geram consequências desfavoráveis, sendo necessário aprender conviver com estas emoções da gestação. Sendo fundamental contribuir para alívio do sofrimento e das inquietações vivenciadas, para a construção de uma experiência positiva frente a gravidez. É o momento marcante para a mulher e inevitavelmente um período de transformações, orgânicas, como também psíquicas e sóciofamiliares. Com o objetivo de promover a saúde física e mental, autoestima e autovalorização, aprendendo a lidar com as adversidades da gravidez, melhorando o relacionamento interpessoal, potencializar a gestante a tornar-se sujeito de suas próprias ações, buscando estimular e desenvolver valores e práticas sociais que se traduzam no cuidado com a vida. Através de palestras, rodas de TC e técnicas do Cuidando do Cuidador, com as adolescentes gestantes, seus parceiros e familiares que representam um importante ponto de apoio. Estimulados a participarem ativamente manifestando seus medos, angústias e dúvidas, diante a situação. As atividades se desenvolvem de maneira espontânea e cooperativa, fortalecendo laços de amizade e confiança entre os integrantes do grupo, construção e desenvolvimento de uma resiliência pessoal. Contudo, pode-se considerar que houve cooperação para o desenvolvimento das atividades propostas de maneira positiva, fortalecendo laços de amizade e confiança entre o grupo, resultando no fortalecimento/ empoderamento pessoal, desenvolvimento da resilência, melhora da autoestima, da valorização pessoal e interpessoal. Confirmado através de depoimentos pessoal, de familiares e novas posturas diante a situação gestacional.

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Publicado

23/03/2017

Como Citar

TSUJI, R. A. N.; TSUJI, M. C. Gravidez na adolescência – NASF: do conflito ao ato afetivo. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 9, 2017. DOI: 10.26673/tes.v9i0.9586. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9586. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

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