Gravidez na adolescência – NASF: do conflito ao ato afetivo
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v9i0.9586Palabras clave:
Autoconhecimento, Família, Prevenção,Resumen
O frequente abandono de atividades e as futuras responsabilidades, pela gestante, geram consequências desfavoráveis, sendo necessário aprender conviver com estas emoções da gestação. Sendo fundamental contribuir para alívio do sofrimento e das inquietações vivenciadas, para a construção de uma experiência positiva frente a gravidez. É o momento marcante para a mulher e inevitavelmente um período de transformações, orgânicas, como também psíquicas e sóciofamiliares. Com o objetivo de promover a saúde física e mental, autoestima e autovalorização, aprendendo a lidar com as adversidades da gravidez, melhorando o relacionamento interpessoal, potencializar a gestante a tornar-se sujeito de suas próprias ações, buscando estimular e desenvolver valores e práticas sociais que se traduzam no cuidado com a vida. Através de palestras, rodas de TC e técnicas do Cuidando do Cuidador, com as adolescentes gestantes, seus parceiros e familiares que representam um importante ponto de apoio. Estimulados a participarem ativamente manifestando seus medos, angústias e dúvidas, diante a situação. As atividades se desenvolvem de maneira espontânea e cooperativa, fortalecendo laços de amizade e confiança entre os integrantes do grupo, construção e desenvolvimento de uma resiliência pessoal. Contudo, pode-se considerar que houve cooperação para o desenvolvimento das atividades propostas de maneira positiva, fortalecendo laços de amizade e confiança entre o grupo, resultando no fortalecimento/ empoderamento pessoal, desenvolvimento da resilência, melhora da autoestima, da valorização pessoal e interpessoal. Confirmado através de depoimentos pessoal, de familiares e novas posturas diante a situação gestacional.
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