Fisioterapia e a promoção da saúde

Uma sistematização de experiência com escolares do 4º ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v19i00.17665

Palavras-chave:

Escolares, Fisioterapia, Postura, Promoção da saúde

Resumo

Alterações posturais e dor nas costas são problemas de saúde coletiva devido à alta prevalência mundial. Assim, a promoção da saúde pode ser trabalhada com escolares, integrando a atuação fisioterapeuta-escola. Buscou-se refletir sobre o conhecimento prévio dos escolares sobre o tema e compreender sua prática, além de identificar, a partir dos diálogos, o saber da experiência. Estudo qualitativo por sistematização de experiência com escolares do 4º ano do ensino fundamental de uma escola do estado de São Paulo. Os dados foram verificados por análise de conteúdo de Bardin e referencial teórico Jorge Larrosa Bondìa e Paulo Freire. Foram aplicadas atividades lúdicas e rodas de conversas sobre hábitos saudáveis e autocuidado da coluna. Identificou-se que os estudantes traziam conhecimento, mas nem sempre o praticavam. A escuta mostrou que a escola e a família são fundamentais para a orientação das práticas de cuidado e o fisioterapeuta deve se aproximar, para extrair dos diálogos, a realidade vivida.

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Biografia do Autor

Izis Fernanda de Oliveira Possetti, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.

Marcelie Priscila de Oliveira Rosso, Universidade de São Paulo

Doutorado em Ciências, Biologia Oral (Anatomia). Departamento Biologia Oral Anatomia.

Eliana Goldfarb Cyrino, Universidade Estadual Paulista

Professora Titular do Departamento de Saúde Pública.

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Publicado

28/11/2023

Como Citar

POSSETTI, I. F. de O.; ROSSO, M. P. de O.; CYRINO, E. G. Fisioterapia e a promoção da saúde: Uma sistematização de experiência com escolares do 4º ano do ensino fundamental. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 19, n. 00, p. e023010, 2023. DOI: 10.26673/tes.v19i00.17665. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/17665. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Áreas da Educação e Saúde

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