Impacto das rodas no contexto universitário e comunitário

Autores

  • Rosaura Gutiérrez Valerio de May Universidad Estatal Amazónica, Puyo, Pastaza Ecuador.
  • Olivier Gérard Angel Méric
  • Alina Ramírez Sánchez
  • Eluzinete Pereira de Souza
  • Eduardo Campaña

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.9599

Palavras-chave:

Impacto. Terapia Comunitária Integrativa. Tecnologia social. Rodas.

Resumo

Havia 11 rodas vinculativas com um total de 136 participantes, dos quais 79 (58, 1%) corresponderam ao sexo feminino e 57 (41,9%) ao gênero masculino. Sem exceção, os participantes relataram experiências positivas, onde 42,3% dos participantes expressaram que é um espaço para conhecer possíveis soluções para problemas comuns e para o crescimento pessoal, dos quais 39% consideram que o alívio dos problemas permitem reduzir os níveis de estresse, adquirindo mais confiança mútua entre os parceiros, conforme expressado por 29,4% dos entrevistados. O estudo mostra que a integração das rodas na prática de ensino-aprendizagem de todas as carreiras tem um impacto positivo, permitindo que os alunos socializem e comuniquem seus estados emocionais e desconforto geral diante de conflitos familiares e outros fatores de risco que a empoderam.

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Biografia do Autor

Rosaura Gutiérrez Valerio de May, Universidad Estatal Amazónica, Puyo, Pastaza Ecuador.

Dra. em Psicologia PhD. Terapeuta comunitaria. Magister en psicologia Clinica, consteladora familiar. Docente investyigadora para la Universidad Estatal Amazonica, de Ecuador

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Publicado

22/11/2017

Como Citar

VALERIO DE MAY, R. G.; ANGEL MÉRIC, O. G.; RAMÍREZ SÁNCHEZ, A.; SOUZA, E. P. de; CAMPAÑA, E. Impacto das rodas no contexto universitário e comunitário. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 13, n. 2, p. 335–347, 2017. DOI: 10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.9599. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9599. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

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