Terapia comunitária integrativa

Expectativas e motivações de estudantes em relação à formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v18i00.16206

Palavras-chave:

Terapia comunitária integrativa, Formação em saúde, Integralidade em saúde, Serviços de saúde comunitária, Promoção da saúde

Resumo

Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é um recurso que promove escuta acolhedora e empoderamento pessoal e comunitário. Na formação em TCI, o estudante é preparado para o exercício da prática. Visamos identificar as expectativas e motivações dos estudantes em relação à formação em TCI. Foi utilizado para coleta de dados um questionário composto por questões abertas. As respostas foram analisadas por meio da técnica Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados reportaram que os estudantes chegam à formação em TCI buscando uma técnica para intervenção coletiva, visando o aprimoramento profissional nos campos da saúde e educação, com enfoque na saúde mental de grupos e territórios vulneráveis. Consideramos que a TCI pode contribuir para o campo da saúde e educação e outros contextos, pois contempla a conjuntura sócio-histórica, cultural e econômica para a produção do cuidado. Além disso, a prática fomenta o exercício da cidadania, o empoderamento pessoal e coletivo.

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Biografia do Autor

Lauriane Martins Santana, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Mestranda em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde.

Sheila Soares de Assis, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde.

Tania Cremonini de Araujo-Jorge, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Pesquisadora Titular em Saúde Pública. Diretora do Instituto Oswaldo Cruz. Doutorado em Ciências (UFRJ).

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

SANTANA, L. M.; ASSIS, S. S. de; ARAUJO-JORGE, T. C. de. Terapia comunitária integrativa: Expectativas e motivações de estudantes em relação à formação. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 18, n. 00, p. e022009, 2022. DOI: 10.26673/tes.v18i00.16206. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/16206. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação