Estudo de estratégias para a formação continuada de professores

Autores/as

  • Lúcia Pereira Leite Docente do Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP-Marília. Av. Hygino Muzzi Filho, n.737, Marília-SP,
  • Maria Salete Fábio Aranha Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP-Marília. Rua Martinho Bueno, n.2-47, Jardim Paulista, Bauru-SP,

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v3i0.9869

Palabras clave:

Formação continuada, relação professor-aluno,

Resumen

O objetivo do estudo foi verificar se a reflexão sobre a prática cotidiana de uma professora, mediada por questões provocativas de uma compreensão mais ampla da situação ensino-aprendizagem, afeta o seu pensar e o relato de suas ações. Partindo da análise dos episódios  interativos entre pesquisadora e sujeito sobre a temática de  atividade em grupo, foi possível identificar estratégias metodológicas que se mostraram úteis para uma proposta de formação continuada. Os resultados apontam que a intervenção reflexiva adotada foi eficaz,  atuando como direcionadora da reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem e sobre a relação professor-aluna, identificando o   que é ensinar pesquisando.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

16/05/2017

Cómo citar

LEITE, L. P.; ARANHA, M. S. F. Estudo de estratégias para a formação continuada de professores. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 3, 2017. DOI: 10.26673/tes.v3i0.9869. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9869. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos - Área da Educação

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.