Programa de Aperfeiçoamento de Ensino

Desenvolvimento de um podcast na avaliação final dos pós-graduandos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v18i00.16712

Palavras-chave:

Podcast, Tecnologia da informação., Educação de pós-Graduação em enfermagem, Ensino

Resumo

Objetivo: relatar o desenvolvimento de um podcast para compartilhar trocas de experiências pedagógicas vivenciadas nos estágios pelos alunos de pós-graduação durante o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Método: relato de experiência sobre o desenvolvimento do podcast gravado no encontro final da atividade avaliativa do PAE e seus estagiários no ano de 2021. Resultados: no podcast intitulado “Tecendo saberes sobre a experiência no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino” foram caracterizadas dimensões de sentimentos, anseios, facilidades, desafios, experiências e conselhos que foram compartilhadas em uma dinâmica educacional tecnológica que traduz novos tempos na educação. Conclusões: o podcast elaborado representou um espaço que permitiu aos estagiários do PAE comunicarem-se sobre sua formação docente, além de constituir-se em potencial ferramenta educacional para formação do futuro docente

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maraina Gomes Pires Fernandes Dias, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto – SP – Brasil

Doutoranda do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.

Heloísa Ehmke Cardoso dos Santos, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto – SP – Brasil

Doutoranda do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada.

Melisane Regina Lima Ferreira, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto – SP – Brasil

Doutoranda do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública.

Priscila Norié de Araujo, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto – SP – Brasil

Doutoranda do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública.

Gracielle Pereira Aires Garcia, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto – SP – Brasil

Doutoranda do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada.

Luciane Sá de Andrade, Universidade de São Paulo – (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto – SP – Brasil.

Docente do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.

Rosangela Andrade Aukar de Camargo, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto – SP – Brasil

Docente do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas. Doutorado em Educação (UnB).

Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto – SP – Brasil

Docente do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas. Doutorado em Educação (USP).

Referências

ALVES, L. R. et al. Reflections on graduate professor training. Escola Anna Nery, v. 23, n. 3, e20180366, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/967Qvd3yK3HVBkH495xZqDv/?lang=en. Acesso em: 03 abr. 2022.

ANTUNES, D. D. Oficinas Pedagógicas Cooperativas: A motivação docente na formação continuada. Curitiba: Editora CRV, 2016.

ANTUNES, D. D.; PLASZEWSKI, H. O ser professor em contínua construção. Educação, v. 41, n. 1, p. 30-40, 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29782. Acesso em: 03 abr. 2022.

BRAGÉ, É. G. et al. Desenvolvimento de um podcast sobre saúde mental na pandemia de COVID-19: Um relato de experiência. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 3, n. 4, p. 11368-11376, jul./ago. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/15931. Acesso em: 03 abr. 2022.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 28 jan. 2022.

CHIARELO, B. M. et al. Licenciatura em Enfermagem: Responsabilidade histórica, política e social. Revista Eletrônica de Enfermagem, n. 23, 71256, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/71256/37719. Acesso em: 24 jan. 2022.

CUNHA, M. I. A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 75, p. 121-133, maio/jun. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/YY88sMpFQqKq8gMsd8XwPpR/?lang=pt. Acesso em: 03 abr. 2022.

GESSINGER, R. M. et al. O uso pedagógico de recursos tecnológicos como estratégia para qualificar o ensino e contribuir para a redução da evasão na educação superior. CLABES, v. 1, n. 1, p. 1-7, 2016. Disponível em: https://revistas.utp.ac.pa/index.php/clabes/article/view/946/972. Acesso em: 27 jan. 2022.

LIRA, A. L. B. C. et al. Nursing education: challenges and perspectives in times of the COVID-19 pandemic. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, n. 2, e20200683, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/5k48Mq64Qp5vnCthC3GGMMq/?lang=en. Acesso em: 03 abr. 2022.

MIKKONEN, K. et al. Competence areas of health science teachers: A systematic review of quantitative studies. Nurse Education Today, v. 70, p. 77-86, nov. 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30170152/. Acesso em: 03 abr. 2022.

NÓVOA, A.; ALVIM, Y. C. Os professores depois da pandemia. Educação & Sociedade, Campinas, v. 42, e249236, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mvX3xShv5C7dsMtLKTS75PB/?format=pdf. Acesso em: 24 jan. 2022.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?lang=pt. Acesso em: 03 abr. 2022.

OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. OMS declara emergência de saúde pública de importância internacional por surto de novo coronavírus. PAHO, 30 jan. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/news/30-1-2020-who-declares-public-health-emergency-novel-coronavirus. Acesso em: 04 dez. 2021.

SILVA JÚNIOR, E. A. et al. Educação em tempos de pandemia: o uso da ferramenta podcast como estratégia de ensino. Tecnia, v. 5, n. 2, 2020. Disponível em: http://revistas.ifg.edu.br/tecnia/article/view/815. Acesso em: 27 jan. 2022.

SOARES, A. B. et al. Potencial pedagógico do podcast no ensino superior. 23º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 7 n. 1, p. 1-10, 2018. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1078. Acesso em: 03 abr. 2022.

Universidade de São Paulo - USP. Portaria GR n. 3588, de 10 de maio de 2005. Regulamenta o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE. São Paulo: Reitor da USP, 2005. Disponível em: https://leginf.usp.br/?portaria=portaria-gr-no-3588-de-10-de-maio-de-2005. Acesso em: 06 fev. 2022.

Universidade de São Paulo - USP. Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.eerp.usp.br/media/wcms/files/diretrizes_PAE_09.12.10.pdf. Acesso em: 06 fev. 2022.

Publicado

30/11/2022

Como Citar

DIAS, M. G. P. F.; SANTOS, H. E. C. dos; FERREIRA, M. R. L.; ARAUJO, P. N. de; GARCIA, G. P. A.; ANDRADE, L. S. de; CAMARGO, R. A. A. de; GONÇALVES, M. F. C. Programa de Aperfeiçoamento de Ensino: Desenvolvimento de um podcast na avaliação final dos pós-graduandos. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 18, n. 00, p. e022020, 2022. DOI: 10.26673/tes.v18i00.16712. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/16712. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)