A política de saúde no Brasil: inserção do assistente social e alguns desafios da atualidade
DOI:
https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.7.9882Palabras clave:
Política de saúde. Assistente social. Contrarreforma estatal.Resumen
Neste artigo discutiu-se sobre a construção das Políticas Sociais no Brasil, a efetivação dessas políticas para a garantia dos direitos da população e como esses direitos têm perdido legitimidade nos processos de implementação do Neoliberalismo, reforma do Estado e crise do capital que tem se vivenciado nas últimas décadas no Brasil. Por fim, como objetivo principal abordou-se a inserção dos Assistentes Sociais nesse espaço, a importância da construção de uma rede de atenção voltada à saúde da mulher e da família e aos desafios enfrentados pelos profissionais que trabalham na perspectiva de garantia desses direitos.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei 8.662/93 de 13 de março de 1993. Lei de regulamentação e Código de Ética do Assistente Social. Disponível em <http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf>. Acesso em: 08 nov. 2014.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Oficina de qualificação do NASF / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010.
BRASIL. Resolução CFESS n.º 383/99 de 29/03/1999. Parâmetros para a atuação do Assistente Social na saúde. Disponível em <http://www.cfess.org.br/arquivos/resolucao_383_99.pdf>. Acesso em: 08 out. 2014.
BRAVO. Maria Inês de Souza. Serviço Social e reforma sanitária: lutas sociais e práticas profissionais. 2 ed. São Paulo, Cortez, 2007.
FALEIROS, Vicente de Paula. A política social do estado capitalista. 8 ed. São Paulo, Cortez, 2000.
LOBATO, Lenaura de V. C. Seguridade Social e Saúde. In: Serviço Social e Saúde Coletiva: reflexões e práticas. Luciana Patrícia Zucco (org.). Rio de Janeiro, Gramond, 2012.
NOGUEIRA, Vera Maria R.; MIOTO, Regina Célia T. Desafios atuais do SUS e as exigências para os Assistentes Sociais. In: Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. Ana Elizabeth Mota (org.). 2 ed. São Paulo: OPAS, OMS, Ministério da Saúde, 2007. Ed. Cortez.
OLIVEIRA, Rodrigo F. A contra-reforma do Estado no Brasil: uma análise crítica. In: Revista Urutaguá-acadêmica multidisciplinar-DCS/UEM. 2011. Diponível em <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Urutagua/article/viewFile/10698/7171>. Acesso em: 11 out. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.