A percepção de pessoas com deficiência intelectual sobre a sexualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v16i2.13709

Palavras-chave:

Sexualidade, Deficiência intelectual, Terapia ocupacional

Resumo

A sexualidade de pessoas com deficiência intelectual ainda é um tabu, mas é entendida pela terapia ocupacional como etapa fundamental para a vida. Objetivo: descrever a percepção de pessoas com deficiência intelectual sobre a sexualidade. Método: estudo exploratório descritivo, de natureza qualitativa, realizado com oito alunos de uma instituição para pessoas com deficiências, com idade entre 13 e 42 anos. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada para investigar a percepção sobre a sexualidade e coletar dados sociodemográficos; para a avaliação dos dados utilizou-se a análise de conteúdo temático-categorial. Resultados: a análise de conteúdo possibilitou estabelecer duas categorias temáticas: experiências em relacionamento afetivo; e conhecimento adquirido sobre sexualidade. As percepções sobre a sexualidade são infantilizadas e as famílias tem dificuldades em prover educação sexual. Conclusões: o estudo aponta a necessidade da criação de estratégias de educação em saúde sexual e reprodutiva para esta população, inclusive como forma de proteção dessas pessoas.

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Biografia do Autor

Pâmela Coimbra Argenton Puga, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba – MG

Terapeuta Ocupacional no Departamento de Terapia Ocupacional. Mestrado em Assistência ao Paciente Oncológico (UNICAMP).

Andrea Ruzzi-Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba – MG

Professora Adjunta no Departamento de Terapia Ocupacional. Doutorado em Saúde na Comunidade (USP).

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Publicado

27/08/2020

Como Citar

PUGA, P. C. A.; RUZZI-PEREIRA, A. A percepção de pessoas com deficiência intelectual sobre a sexualidade. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 16, n. 2, p. 542–552, 2020. DOI: 10.26673/tes.v16i2.13709. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/13709. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação