Tecendo cuidados interrelacionais e empoderamento
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v8i0.9574Palavras-chave:
Empoderamento, Comunidade, Cuidador,Resumo
Este estudo desenvolve uma intervenção na comunidade com um trabalho de formação de redes de cuidado. O foco no tema “empoderamento” deu inicio a um projeto que tem como proposta trabalhar com as técnicas do “Cuidando do Cuidador”, junto a um grupo diretor de uma instituição, em uma comunidade em situação de vulnerabilidade social. O grupo oferece alimentação, formação educacional, profissional e religiosa, por meio de atividades sócio-educativas e culturais, visando à conscientização de direitos sociais, autonomia e empoderamento das pessoas. Há uma valorização da prática assistencial com possibilidades de emancipação. A equipe já realiza uma prática de valorização do saber existente na comunidade e está aberta a aprendizados sobre o empoderamento das pessoas. A proposta tem como objetivo desenvolver estratégias de aprendizado com a equipe, através da participação ativa das pessoas, para construir significados e intervenção na comunidade. Esta intervenção faz parte de uma Pesquisa-Ação. Partindo do conhecimento do grupo, utilizando-se dos conceitos da metodologia ativa de aprendizagem e participação social de Paulo Freire tem como disparador do processo dialógico, os conceitos da “Arte de Cuidar e “Vivências de Cuidado” propostas por Adalberto Barreto. Tem construído, desde 2010, um aprendizado que está programado para se estender para a comunidade em 2013, está sendo avaliado através de análise a partir de grupos focais, que acontecem em processo, e será medido na comunidade em 2014 por questionários sócio econômico validados e o instrumento de qualidade de vida WHOQOL da organização mundial da saúde.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.