A internet e a (des)politização dos jovens brasileiros

Autores

  • Jennifer Azambuja de Morais Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS
  • Marcello Baquero Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS

Palavras-chave:

Jovens, Internet, Socialização política, Cultura política,

Resumo

À semelhança do que está acontecendo no mundo, o Brasil está se tornando uma sociedade da informação, onde quase metade da população está conectada na internet. Esses dados proporcionam debates sobre o impacto desta como uma agência relevante de socialização política. Sugere-se, por um lado, que estaria em andamento a estruturação de uma cultura política mais politizada e assertiva, e por outro, argumenta- -se que o impacto tende a ser mais negativo, uma vez que estaria se produzindo intolerância e dogmatismo político entre os jovens. O objetivo deste trabalho é analisar se o uso da internet e suas redes sociais estão afetando as atitudes e os comportamentos políticos dos jovens e que tipo de cultura política está se constituindo. Os dados utilizados para testar a hipótese provêm de pesquisas quantitativas realizadas em três cidades do Sul do Brasil em 2015/2016, com 2035 jovens de 13 a 24 anos, pelo NUPESAL/UFRGS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jennifer Azambuja de Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

AGUIAR, Sonia. Redes sociais na internet: desafios à pesquisa. XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Santos, 29 de agosto a 2 de setembro de 2007.

ALMOD, Gabriel e VERBA, Sidney. The civic culture: political attitudes and democracy in five nations. Princeton: Princeton University Press, 1965.

AVRITZER, L. Democracy and Public Space in Latin America. Princeton, Princeton University Press. 2002.

BAQUERO, Marcello. Democracia, cultura e comportamento eleitoral: uma análise da situação brasileira. Paper apresentado no Seminário: Democracia: teoria e prática. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 20-22 de setembro de 2000.

BAQUERO, Marcello. Formas alternativas de participação política ou naturalização normativa? Cultura política e capital social no Brasil. Política e Sociedade. Florianópolis, n. 5, p. 165-186, out. 2004.

BAQUERO, Marcello. Padrões de constituição da Cultura Política na América Latina no Século XXI. In: BAQUERO, Marcello. Cultura(s) política(s) e democracia no século XXI na América Latina. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. p. 25-15.

BAQUERO, C. M. J.; MORAIS, J. A. Inertial democracy, political parties and political culture in Latin America. 23º World Congress of Political Science, 2014, Montreal. Anais do 23º World Congress of Political Science, 2014.

BAQUERO, C. M. J.; BAQUERO, R. . Novos padrões de participação política dos jovens na democracia brasileira? Em Debate (Belo Horizonte), v. 4, p. 19-25, 2012.

BRIM, O. G., Jr. Socialization through the life cycle. In O. G. Brim, Jr., and S. Wheeler. Socialization after childhood New York. Wiley, 1966, pp. 1-49.

BUCKINGHAM, David. Youth, Identity, and Digital Media. Edited by David Buckingham. The John D. and Catherine T. MacArthur Foundation Series on Digital Media and Learning. Cambridge, MA: The MIT Press, 2008.

BURBANO DE LARA, Felipe (org). Democracia, gobernabilidad y cultura política. Flacso. Equador, 2002, p. 449.

CAPPELLA, Joseph N.; JAMIESON, Kathleen Hall. Spiral of Cynicism. The press and the public good. New York/Oxford: Oxford University Press, 1997.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

CARRANO, Paulo. A participação social e política de jovens no Brasil: considerações sobre estudos recentes. In: Revista O Social em Questão, ano XV, nº27, 2012. P-83-100.

DAMATA, Roberto. Em torno da representação de natureza no Brasil: pensamentos, fantasias e divagações. In: Conta de mentiroso: sete ensaios de antropologia brasileira. Rio de Janeiro: Rocco. 1993.

HERRING, S. Questioning the generational divide: technological exoticism and adult constructions of online youth identity. Youth, Identity and Digital Media. D. Buckingham. Cambridge. The MIT Press: 71-92. 2008.

DAWSON, Richard E., PREWITT, Kenneth, DAWSON, Karen S. Political socialization: an analytic study. Little, Brown, 1977. Pp. 220

DEWEY, John. Democracy and Education. 1916. In. http://www.studenthandouts.com/Texts/dewey1.pdf Accesado em 10/10/2014.

EASTON, David; DENNIS, Jack. Children in the Political System: Origins of Political Legitimacy. New York: McGraw-Hill. 1970.

FAORO, R. Os donos do poder. Rio de Janeiro, Globo, 1989.

GARRETON, Manuel. La democracia entre dos épocas: América Latina em 1990.

Foro Internacional 32, n.1, 1991, p.147.

GRAEBER, David. The democracy Project: A history, a crisis, a movement. New York. Spiegel and Grau, 2013.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Rio: José Olympio, 1992.

HYMAN, Herbert. Political socialization: a study of the psychology of political behavior. New York, NY, US: Free Press, 1959, pp. 197.

KRASTEV, Ivan. From politics to protest. Journal of Democracy. vol.25, n.4, October 2014, pp. 5-19.

INGLEHART, Ronald The Silent Revolution: Changing Values and Political Styles Among Western Publics. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1977.

LATINOBAROMETRO. Data Base 2010. In: <http://www.latinobarometro.org/latOnline.jsp>. (Acessado em 05 outubro 2014).

LIMA, Venício A. de. Mídia: teoria e política. São Paulo: Perseu Abramo, 2004.

LIPSET, Seymour M. 1994. The Social Requisites of Democracy Revisited: 1993 Presidential Address. American Sociological Review.59: 1-22, doi:10.2307/2096130.

MACHADO, Joicemegue Ribeiro; TIJIBOY, Ana Vilma. Redes Sociais Virtuais: um espaço para efetivação da aprendizagem cooperativa. Novas Tecnologias na Educação, v. 3 n. 1, maio, 2005.

MATOS, Heloiza. Capital social, Internet e TV: Controvérsias. Organicom, ano 5, número 8, 2007. p. 24-35.

MATOS, Heloiza. Capital Social e Comunicação: interfaces e articulações. São Paulo: Summus, 2009.

MERVIN, David. “The news media and De-mocracy in the United States”. In: RANDALL, Vicky (ed.). Democratization and the Media. London/Portland: Frank Cass, 1998.

MIGUEL, Luiz Felipe. Mídia e manipulação política no Brasil: a Rede Globo e as eleições presidenciais de 1989 à 1998. In: Comunicação Política. n.s., v.XI, n. 2, 1998, p. 119-137.

MOISÉS, José Álvaro (org.). Democracia e Confiança: por que os cidadãos desconfiam das instituições públicas? São Paulo: Edusp, 2010.

NAZZARI, Rosana K. Juventude Brasileira: capital Social, cultura política e socialização política. CASCAVEL. EDUNIOESTE. 2006.

NEGRINE, Ralph. The Communication of Politics. London/Thousand Oaks/New Dehli: Sage, 1996.

NEWTON, Kenneth. “Mass media effects: mobilization or media malaise?” British Journal of Political Science 29, 4, 1999.

NORRIS, Pippa. “Does television erode social capital? A reply to Putnam”. PS – Political Science and Politics, XXIX, 1996.

NORRIS, Pippa et al. On Message: communicating the campaign. London/Thousand Oaks/New Dehli: Sage, 1999

NORRIS, Pippa. A Virtuous Circle: political communications in post-industrial democracies. Cam- bridge: Cambridge University Press, 2000.

NORRIS, Pippa. Digital Divide: Civic Engagement, Information Poverty, and the Internet Worldwide. Cambridge University Press: Cambridge. 2001.

O’DONNEL, Guillermo. On the State, Democratization and Some Conceptual Problems: Latin America View with Glances at some Post-communist Countries. In: World Development, vol. 21, N. 8, pp1355-1369, 1993.

OLIVEIRA, Luiz A. A disputa política na televisão. Dissertação de mestrado, Rio de Janeiro, Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro – IUPERJ, 1999.

PATEMAN, Carole. The civic culture: a philosophic critique. In: ALMOD, Gabriel; VERBA, Sidney (Orgs.). The civic culture revisited. California: Sage, 1989. p. 57-102.

PATTERSON, Thomas. The Mass Media Election: how Americans choose their President. New York: Praeger, 1980.

PATTERSON, Thomas. “Time and News: the media’s limitations as an instrument of Democracy”. International Political Science Review, 19(1), 1998.

PESQUISA BRASILEIRA DE MÍDIA. 2014. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/download/PesquisaBrasileiradeMidia2014.pdf. Acesso em: 16 de abril de 2014.

PLATTNER, Marc. Media and Democracy: The long view. Journal of Democracy. V. 23, n. 4, October 2012. P.62-73.

PRIMO, A. Interação Mediada por Computador: A comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional. Tese de Doutorado. Apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação em março de 2003.

PRIMO, Alex (Org.). Interações em Rede. Porto Alegre, Editora Sulina. 2013.

PUTNAM, Robert. “Tuning in, Tuning out: the strange disappearance of social capital in America”. PS – Political Science and Politics XXVIII (4), 1995.

PUTNAM, Robert. Solo en la bolera. Colapso y surgimiento de la comunidad norte-americana. Barcelona: Galáxia Gutemberg, 2002.

PUTNAM, Robert. Comunidade e Democracia: a experiência da Itália moderna. 4ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

RESNICK, D. e CASALE, D. Young populations in young democracies: Generational voting behavior in sub-Saharan Africa. Democratization, 2013.

REBELLO, Monica M. C. Campanhas eleitorais em foco: a construção das imagens. Dissertação de mestrado. Universidade de Campinas, 1996.

RECUERO, Raquel. Dinâmicas de Redes Sociais no Orkut e Capital Social. Razón y Palabra, v. 52, p. 1-15, 2006.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. 1ªed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009.

RECUERO, Raquel. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2012.

RUBIM, Antônio A. C. Mídia e política: transmissão de poder. In: MATOS, H. Mídia, eleições e democracia. São Paulo, Scritta, 1994.

SANGIRARDI, Pedro. Comunicação política digital e comportamento eleitoral: considerações sobre a hipótese de revalidação da teoria dos efeitos limitados. In: Anais do 7º Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Cibercultura. 2013.

SCHMIDT, Eric e COHEN, Jared. The new digital age: reshaping the future of people, nations and business. New York. Alfred A. Knopf, 2013.

SIGEL, Roberta. Assumptions about learning political values. Roberta Sigel. 1970. In: GREENBERG, Edward S. Polítical socialization. Atherton Press, Controversy Series, New York, 1970. 19-23.

SILVESTRIN, Celsi B. Gênero, política e eleições. Tese de Doutorado, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

THOMPSON, William E.; HICKEY, Joseph V. Society in Focus: An Introduction to Sociology. Prentice Hall PTR, 2005.

URICOECHEA, F. O Minotauro Imperial. São Paulo, Difel, 1978.

WVS. Pesquisa Mundial de Valores. Data Base 1990-1994, 2005-2009, 2010-2014. In: http://www.worldvaluessurvey.org/wvs.jsp. (Acessado em 10 de outubro de 2014).

WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa, Portugal, Bragança, 1995.

YANG, J. e RHEE, J. The Internet as an Agent of Political Socialization: The relationship between Internet news use, political socialization, family discussion, and family communication pattern. Paper presented at the annual meeting of the International Communication Association, Suntec Singapore International Convention & Exhibition Centre, Suntec City, Singapore, Jun 21, 2010. Disponível em: http://citation.allacademic.com/meta/p405195_index.html Acesso em: 6 maio de 2014.

Downloads

Publicado

21/03/2019

Edição

Seção

Colaboração Especial