O ano do Brasil na França e o da França no Brasil: os impactos econômicos da diplomacia cultural

Autores

Palavras-chave:

Ano do Brasil na França, Ano da França no Brasil, Diplomacia cultural, Parceria estratégica, Desenvolvimento econômico,

Resumo

O Ano do Brasil na França (2005) e o da França no Brasil (2009) foram um sucesso midiático e reforçaram a parceria estratégica entre os dois países. O objetivo da pesquisa foi investigar se, passada uma década, esses dois eventos da diplomacia cultural tiveram sucesso em aprofundar as relações econômicas e comerciais entre ambos países. O artigo começa introduzindo os anos supracitados e sua inserção em um projeto estratégico maior. Empregando como metodologia a análise crítica de dados estatísticos e indicadores econômicos entre 2003 e 2018, a segunda parte examina a evolução do intercâmbio comercial e do fluxo de turistas e estudantes entre Brasil e França. A pesquisa verificou que, embora o Brasil não tenha alcançado os objetivos econômicos e comerciais aguardados, a diplomacia cultural, se bem conduzida, pode ser um fator de crescimento econômico.

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Biografia do Autor

Mônica Portella de Aguiar, Universidade Candido Mendes (UCAM0), Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – RJ

Doutora em Ciência Política/Relaçoes Internacionais - IUPERJ (UCAM)

Mestre em Sociologia e PolÍtica - PUC - RJ

Graduada en Economia - Faculdade Cândido Mendes - RJ 

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Publicado

28/05/2020