O ano do Brasil na França e o da França no Brasil: os impactos econômicos da diplomacia cultural
Palavras-chave:
Ano do Brasil na França, Ano da França no Brasil, Diplomacia cultural, Parceria estratégica, Desenvolvimento econômico,Resumo
O Ano do Brasil na França (2005) e o da França no Brasil (2009) foram um sucesso midiático e reforçaram a parceria estratégica entre os dois países. O objetivo da pesquisa foi investigar se, passada uma década, esses dois eventos da diplomacia cultural tiveram sucesso em aprofundar as relações econômicas e comerciais entre ambos países. O artigo começa introduzindo os anos supracitados e sua inserção em um projeto estratégico maior. Empregando como metodologia a análise crítica de dados estatísticos e indicadores econômicos entre 2003 e 2018, a segunda parte examina a evolução do intercâmbio comercial e do fluxo de turistas e estudantes entre Brasil e França. A pesquisa verificou que, embora o Brasil não tenha alcançado os objetivos econômicos e comerciais aguardados, a diplomacia cultural, se bem conduzida, pode ser um fator de crescimento econômico.
Downloads
Referências
AEFE. AGENCE POUR L´ENSEIGNEMENT FRANÇAIS A L´ÉTRANGER. Disponível em: < https://www.aefe.fr/reseau-scolaire-mondial/les-etablissements-denseignement-francais > Acesso em 13 junho 2019
AMARAL, Ruy Pacheco de Azevedo. O Brasil na França. Brasília: Fundação Alexandre Gusmão. 2008
ATLAS DU TOURISME EN FRANCE. Disponível em: < https://www.entreprises.gouv.fr/etudes-et-statistiques/atlas-du-tourisme-france >
BADER, Thierry Leandro Jacky. O Ano da França no Brasil, um evento para selar a relação entre os dois países. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de graduação em Relações Internacionais da Universidade do Sul de Santa Catarina. Florianópolis. 2013. Disponível em: < Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de graduação em Relações Internacionais da Universidade do Sul de Santa Catarina> Acesso em 06 janeiro 2019.
BANCO MUNDIAL. Disponível em: <https://data.worldbank.org/country/brazil?locale=pt >
COMEX STAT. Disponível em http://comexstat.mdic.gov.br/pt/home Acesso em 05 junho 2019
DIPLOMATIE. Disponível em: <https://www.diplomatie.gouv.fr/IMG/pdf/fichepays_bresil_20180809_1151_cle0b4441.pdf > Acesso em 10 janeiro 2019.
FIGUEIREDO, Isabella Araujo. Ano do Brasil na França e ano da França no Brasil: diplomacia cultural e relações bilaterais. Trabalho de conclusão de curso de pós graduação em Relações Internacionais da Universidade de Brasília. 2010.
ELMALAN, Serge. Les 500 ans du Bresil. France et Bresil entretiennent des relations particulières faites de fascination et influences reciproques. La tentation française. Journal Liberation. 19 avril 2000. Disponível em : https://www.liberation.fr/tribune/2000/04/19/les-500-ans-du-bresil-france-et-bresil-entretiennent-des-relations-particulieres-faites-de-fascinati_322150 . Acesso em 21 março 2019
EMBRATUR. Anuário estatístico de turismo. Disponível em:< http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/>
FRANCISCO, Ariane Dinalli; GOULART, Ana Luiza de Jorge; FERREIRA, Mariana Caldas Pinto. O ano da França no Brasil: a cultura como instrumento. Caderno de Relações Internacionais. Vol 4, n.1, 2011
GOMES, Aline Burni Pereira. Percepções, imagens e diplomacia cultural: algumas considerações sobre o caso brasileiro. Revista Estudos Políticos, vol. 6, n.2. 2015
GOUVERNEMENT FRANÇAIS. Disponível em: <https://www.diplomatie.gouv.fr/fr/politique-etrangere-de-la-france/francophonie-et-langue-francaise/ > Acesso em 05 fevereiro 2019
INSTITUT FRANÇAIS. Disponivel em: < http://www.institutfrancais.com > Acesso em 10 janeiro 2019
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. IPEA (2013). Panorama da economia criativa no Brasil. Texto para discussão 1880. Disponível em: < http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/2026/1/TD_1880.pdf >
LAPOUGE, Gilles. Estrangeiros na França. Jornal Estado de São Paulo. 27/12/2018 pag. A9.
LULA, Luis Inácio; SARKOZY, Nicolas. Declaração conjunta na visita ao Brasil do Presidente da França, Nicolas Sarkozy (Brasília, 6 e 7 de setembro de 2009). Disponível em: < http://www.portalfederativo.gov.br/articulacao-federativa/assessoria-internacional/brasil-franca/declaracao-conjunta-brasil-franca > Acesso em 05 junho 2019
LESSA, Monica Leite. Aliança Francesa no Brasil: política oficial de influência cultural (1886-1930). Clio Histórica n. 17
MACHADO, Gabriel Luiz. A difusão cultural brasileira como instrumento de política externa: estratégias contemporâneas. Trabalho de conclusão submetido ao Curso de
Graduação em Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Econômicas da
UFRGS. Porto Alegre. 2012
MINISTÉRIO DA CULTURA MinC. Relatório de Despesas 2006. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos. Plano Plurianual 2004-2007 : relatório anual de avaliação : ano base 2005 : exercício 2006 / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos -- Brasília: MP, 2006Disponível em < www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/.../06_ppa_aval_cad04_minc.pdf> Acesso em 1º março 2019
MIRSHAWKA, Victor. Economia criativa: fontes de novos empregos. Vol.1. são Paulo: DSV, 2016.
MUXAGATO, Bruno. Le rapprochement franco-brésilien: une relation stratégique au- delá d´un partenariat militaire ? Observatoire des Amériques (Montreal) n.7. Novembre 2010
ORGANISATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Disponível em: < https://stats.oecd.org/Index.aspx?DataSetCode=EAG_ENRL_MOBILES_ORIGIN#>
PRICE WATERHOUSE COOPERS. Perspectives from the global entertainment & media outlook 2018-2022. Disponivel em: < https://www.pwc.com/gx/en/entertainment-media/outlook/perspectives-from-the-global-entertainment-and-media-outlook-2018-2022.pdf
SCHILLER, Herbert I. La diplomacia de la dominación cultural y la libre circulación de la información. Anàlisi 10/11. 1986
SILVA, Diego Barbosa da. O passado no presente: história da promoção e difusão da língua portuguesa no exterior. Cadernos do CNLF, vol. XIV, n.4, t.4
SUPPO, Hugo Rogelio. A “máquina diplomática cultural” da Quarta república Francesa no Brasil (1946-1958). Meridiano 47 Journal of global studies 17 e1 7004. 2016
UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT (UNCTAD). Creative Economic Report 2010. Creative Economy: A Feasible Development Option. Geneva: United Nations Conference on Trade and Development, 2010. UNCTAD
UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT (UNCTAD). Creative economy outlook and country profiles: trends in international trade in creative industries. 2015 Disponível em: < . http://unctad.org/en/PublicationsLibrary/webditcted2016d5_en pdf>
UNCTADSTAT. Disponível em: < https://unctadstat.unctad.org/EN/>
VAHL, Marius. Just good friends? The EU-Russian “strategic partnership” and the northern dimension. CEPS working document n° 166, march 2001. Disponivel em: < http://aei.pitt.edu/11679/1/76.pdf