Contribuições da neurociência na mensuração do impacto emocional em campanhas publicitária com o uso do EEG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47284/cdc.v24i00.16662

Palavras-chave:

Neurociência do Consumo, Neuromarketing, Impacto Comunicacional, Publicidade, EEG

Resumo

A mensuração de impacto publicitário sempre foi um desafio para o campo de estudo. A neurociência do consumo contribui, nesse caso, com soluções científicas importantes quando traz métricas avaliativas para os processos de atenção e interesse. Este artigo apresenta a análise de um filme publicitário no segmento de cerveja utilizando EEG (eletroencefalografia) de baixa resolução, visando a avaliação do impacto emocional quando os pesquisados são expostos ao estímulo publicitário. O avanço da tecnologia Brain Computer Interface levou a dispositivos que conseguem capturar as frequências elétricas superficiais do cérebro e oferecessem uma oportunidade para utilização destes dados na avaliação da propaganda. Os resultados obtidos com o estudo demonstram que foi possível capturar efeitos significativos nas atividades elétricas do cérebro entre grupos de consumidores, contribuindo para a tomada de decisão mercadológica. A proposta desta pesquisa é demonstrar diferentes possibilidades de análises métricas publicitárias, quando aplicadas perspectivas multidisciplinares, neste caso com o uso da neurobiologia no campo das ciências sociais.

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Biografia do Autor

Airton Rodrigues, Núcleo de Estudos em Neurociência do Consumidor

Sócio proprietário do NENC. Doutor e Mestre em Psicologia (USP), Especialista em Marketing (USP-FUNDACE). Graduado em Administração de Empresas na Universidade Mackenzie. Docente da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) no curso de Cosmetologia.

Letícia Salem Herrmann Lima, Universidade Federal do Paraná

Docente e pesquisadora na UFPR. Coordenadora do Sinapsense, Laboratório de Inovação em Neurociência do Consumo - UFPR. Pós-doutora, Doutora e Mestre em Comunicação e Linguagens (UTP), Especialista em Marketing (PUCPR), Marketing de Varejo (FGV) e Gestão de Marcas e Produtos (FGV). Graduada em Publicidade e Propaganda (UTP) e Relações Públicas (PUCPR).

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Publicado

04/03/2024