Cultura digital, sociabilidade virtual e música independente no Brasil
Conexões, interfaces e consumo
DOI:
https://doi.org/10.47284/cdc.v23i00.16904Palavras-chave:
Cultura digital, Sociabilidade virtual, Consumo, Música independente no BrasilResumo
Com base no pressuposto de que novas tecnologias introduzem e estabelecem novos paradigmas e padrões de organização, assim como hábitos de socialização, em diversos domínios da existência humana, o presente estudo tem como propósito refletir, por meio de uma breve revisão bibliográfica, sobre as contínuas transformações e mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais pelas quais a humanidade passa desde a invenção ou surgimento das novas tecnologias de informação e comunicação. Da mesma forma, pretende-se abordar as inovações ocorridas na concepção, produção e fruição de obras musicais disponíveis em ambientes virtuais designados, com ênfase nos avanços que a tecnologia proporcionou ao setor independente, particularmente no contexto brasileiro. Ao término, conclui-se que a Internet e suas tecnologias têm provocado o surgimento de novos meios, caminhos e conceitos para a construção de formas de sociabilidade que englobam tanto a cocriação quanto o consumo de bens culturais, materiais e/ou imateriais, em espaços reais e virtuais.
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