Cultura digital, sociabilidade virtual e música independente no Brasil

Conexões, interfaces e consumo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47284/cdc.v23i00.16904

Palavras-chave:

Cultura digital, Sociabilidade virtual, Consumo, Música independente no Brasil

Resumo

Com base no pressuposto de que novas tecnologias introduzem e estabelecem novos paradigmas e padrões de organização, assim como hábitos de socialização, em diversos domínios da existência humana, o presente estudo tem como propósito refletir, por meio de uma breve revisão bibliográfica, sobre as contínuas transformações e mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais pelas quais a humanidade passa desde a invenção ou surgimento das novas tecnologias de informação e comunicação. Da mesma forma, pretende-se abordar as inovações ocorridas na concepção, produção e fruição de obras musicais disponíveis em ambientes virtuais designados, com ênfase nos avanços que a tecnologia proporcionou ao setor independente, particularmente no contexto brasileiro. Ao término, conclui-se que a Internet e suas tecnologias têm provocado o surgimento de novos meios, caminhos e conceitos para a construção de formas de sociabilidade que englobam tanto a cocriação quanto o consumo de bens culturais, materiais e/ou imateriais, em espaços reais e virtuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Vandete de Almeida, Universidade Estadual de Maringá

Licenciada em História pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Pós-graduada em Desenvolvimento de Sistemas para Web, Mestre e Doutoranda em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua como professora formadora e conteudista em EaD.

Referências

AAM MUSIC. Antonio Adolfo Music, 2020. Disponível em: https://antonioadolfomusic.com/short-bio/. Acesso em: 10 out. 2022.

ALECRIM, Emerson. MP3: o que é e como surgiu. InfoWester, 2003. Disponível em: http://www.infowester.com/histomptres.php. Acesso em: 18 abr. 2011.

AMADEU, Sergio. Economia da cultura digital. In: SAVAZONI, Rodrigo; COHN, Sergio (org.). Cultura digital.br. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009. 312 p. Disponível em: http://www.cultura.gov.br. Acesso em: 10 ago. 2014.

ARNOULD, Eric; THOMPSON, Craig. Consumer Culture Theory (CCT): Twenty Years of Research. Journal of Consumer Research, v. 31, mar. 2005

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MÚSICA INDEPENDENTE (ABMI). Análise de mercado da música independente no Brasil. [S. l.]: [s. n.], 2020. Disponível em: https://abmi.com.br/wp-content/uploads/2021/05/RELATORIO-ABMI-2019-2020.pdf. Acesso em: 25 abr. 2022.

BANDEIRA, Messias. Música e Cibercultura, do fonográfo ao MP3: digitalização e difusão de áudio através da Internet e a repercussão na indústria fonográfica. In: LEMOS, André, PALACIOS, Marcos (org.). Janelas do ciberespaço: comunicação e cibercultura. Porto Alegre: Editora Meridional, 2001.

BARBOSA, Karina Moritzen. A Internet e a Proliferação dos Prosumers. A Evolução dos Selos e Produtoras Independentes no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 40., 2017, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Intercom, 4 a 9 set. 2017.

BECKER, Howard. Mundos da arte. Tradução. Luís San Payo. Revisão: Carlos Pinheiro, Raquel Mouta. atual. aum. Lisboa: Livros Horizonte, 2010. 327 p.

BENNETT, Andy; PETERSON, Richard. Introducing Music Scenes. In: Bennett, Andy; Peterson, Richard. (org.) Music Scenes: Local, Transposal, and Virtual. Nashville: Vanderbilt University Press, 2004. p. 1-15.

BLASCO, Lucia. O que é Web3, que pode transformar a internet. BBC News Mundo, 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-59951952. Acesso em: 10 out. 2022.

BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, Renato. (org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 46-81.

BRIGGS, Asa; PETER, Burke. Uma História Social da Mídia: de Gutenberg à Internet. Tradução: Maria Carmelita Pádua Dias; Revisão de Paulo Vaz. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.

CAMBRIA, Vincenzo. “Cenas musicais”: reflexões a partir da etnomusicologia. Música e Cultura, v. 10, n. 1, p. 77-93, 2017.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges; revisão técnica, Paulo Vaz. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. (Coleção Interface).

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. A era da informação, economia, sociedade e cultura. Tradução: Roneide Venâncio Majer. São Paulo: Paz e Terra, 2000. v. 1.

CASTELLS, Manuel. Creatividad, innovación y cultura digital. Un mapa de susinteracciones. Revista Telos, n. 77, out./dez. 2008. Disponível em: https://telos.fundaciontelefonica.com/telos/articulocuaderno.asp@idarticulo=2&rev=77.htm. Acesso em: ago. 2014.

CASTELLS, Manuel. La Galaxia Internet. Barcelona: Areté, 2001. 316 p.

CASTRO, Hebe. História social. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

CAVALCANTI, Rodrigo César Tavares; SOUZA-LEAO, André Luiz Maranhão; MOURA, Bruno Melo. Hipsters versus posers: ruptura fânica no mundo da música indie. RAM, Rev. Almirante Mackenzie, v. 22, n. 3, eRAMG210202. 9 jun. 2021. ISSN 1678-6971. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ram/a/ykvGt4VFWnkywmcSC3t6cjS/?lang=en. Acesso em: 10 dez. 2021.

CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. Tradução: Fulvia M. L. Moretto. São Paulo: Editora Unesp, 2002.

FEENBERG, Andrew. Racionalização subversiva: tecnologia, poder e democracia. In: NEDER, Ricardo. (org.). Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela 177 Tecnologia Social na América Latina/Centro de Desenvolvimento Sustentável – CDS, 2010. v. 1, n. 3. Disponível em: https://extensao.milharal.org/files/2013/06/Andrew-Feenberg-Livro-Coletanea.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.

FERNÁNDEZ, Paola. Consumos culturales en América Latina y la emergencia del prosumidor: Un recorrido conceptual desde la Sociedad de la Información. Communication Papers, v. 3, n. 04, p. 87-100, 2014. Disponível em: https://raco.cat/index.php/communication/article/view/280180. Acesso em: 10 maio 2020.

FONTENELLE, Isleide Arruda. Prosumption: As Novas Articulações entre Trabalho e Consumo na Reorganização do Capital. Revista Ciências Sociais Unisinos, v. 51, p. 1-20, 2015.

FREIRE, Raquel. Primeiro CD completa 30 anos de existência; saiba como foi sua criação. TechtTudo. 1 de out. 2012. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2012/10/o-primeiro-cd-completa-30-anos-de-existencia.ghtml. Acesso em: 10 jul. 2016.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das Culturas. l. ed. 13. reimpr. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

JALIL, Daniela Shaun. Direitos Autorais sobre a Música na Internet. São Paulo, Brasil, ago. 2004. Disponível em: http://www2.uol.com.br/direitoautoral/artigo0804b.htm. Acesso em: 10 jun. 2016.

LEMOS, André. Infraestrutura para a cultura digital. In: SAVAZONI, Rodrigo; COHN, Sergio (org.). Cultura digital.br. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009. p. 135-149.

LEMOS, Ronaldo. Economia da cultura digital. In: SAVAZONI, Rodrigo; COHN, Sergio (org.). Cultura digital.br. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009. p. 97-103.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Tradução: Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. 208 p. (Coleção Trans).

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução: Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1999. 160 p. (Coleção Trans).

MARCIANO, Carlos Eduardo; SOUZA, Felipe Assis; SOUZA, Raul Baptista. P2P Redes Par-a-Par. 2018. Disponível em: https://www.gta.ufrj.br/ensino/eel878/redes1-2018-1/trabalhos-v1/p2p/index.html. Acesso em: 10 out. 2022.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Prefácio: Néstor García Canclini; Tradução: Ronald Polito e Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

MONTEIRO, Márcio. MP3-Demonstrativo e a cauda longa da música independente: apontamentos sobre a circulação da música independente através da internet. 2008. Disponível em: http://www.cencib.org/simposio abciber/PDFs/CC/Marcio%20Monteiro.pdf. Acesso em: jun. 2016.

MORAES, Dênis. Comunicação virtual e cidadania: movimentos sociais e políticos na Internet. 2000. Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/ sites/ default/files/anexos/16072-16073-1-PB.pdf. Acesso em: abr. 2013.

MORAES, Dênis. O capital da mídia na lógica da globalização. Ciberlegenda, n. 6, 2001. Disponível em: https://www.uff.br/?q=revista/ciberlegenda. Acesso em: jun. 2014.

NOGUEIRA, Bruno Pedrosa. Pensando a cena musical a partir dos territórios informacionais. Contemporânea, [S. l.], v. 12, n. 2, fev. 2015. DOI: 10.12957/contemporanea.2014.13007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/contemporanea/article/view/13007>.Acesso em: 24 nov. 2019.

PINTO, Marcelo de Rezende; LARA, Jose Edson. As experiências de consumo na perspectiva da teoria da cultura do consumo: identificando possíveis interlocuções e propondo uma agenda de pesquisa. Cadernos EBAPE. BR, v. 9, n. 1, p. 37-56, 2011. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/5190. Acesso em: 10 out. 2022.

POSTMAN, Neil. Tecnopólio: a rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994.

RADFAHRER, Luli. O meio é a mediação: uma visão pós-fenomenológica da mediação datacrática. MATRIzes, São Paulo, Ano I, Fascículo 12, p. 131-153, jan./abr. 2018.

SAAD, Elizabeth; RAPOSO, João Francisco. Prosumers: Colaboradores, Cocriadores e Influenciadores. Revista Communicare, São Paulo v. 17, p. 120-130, 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/34977096/Prosumers_colaboradores_cocriadores_e_influenciadores_Prosumers_developers_co_creators_and_influencers. Acesso em: 10 out. 2022.

SILVA, Edcarlos. All You Need Is Love – Um hino a todos os povos. Diário dos Beatles, 2014. Disponível em: https://canaldosbeatles.wordpress.com/2014/06/25/all-you-need-is-love-um-hino-a-todos-os-povos/. Acesso em: 10 out. 2022.

SODRÉ, Muniz. Eticidade, campo comunicacional e midiatização. In: MORAES, Dênis (org.). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Manuad, 2003.

TOFFLER, Alvin. A terceira onda: a morte do industrialismo e o nascimento de uma nova civilização. [The third wave]. Tradução: João Távora. 17 ed. Rio de Janeiro: Record,

491 p.

VAZ, Gil Nuno. História da Música Independente. In: Col. Tudo é História 124. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1988.

VICENTE, Eduardo. A vez dos independentes(?): um olhar sobre a produção musical independente do país. E-Compós, v. 7, 2006. DOI: 10.30962/ec.100. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/100. Acesso em: 10 out. 2022.

WINQUES, Kérley; LONGHI, Raquel Ritter. Dos meios às mediações (algorítmicas): mediação, recepção e consumo em plataformas digitais. MATRIZes, v. 16, n. 2, p. 151-172, 2022. DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v16i2p151-172. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/183743. Acesso em: 10 out. 2022.

Publicado

18/07/2023