Literatura e educação: uma análise marxista

Autores

  • Nathalia Botura de Paula Ferreira
  • Newton Duarte

Palavras-chave:

Literatura, Educação, Estética, Lukács, Vigotski, Saviani,

Resumo

O trabalho que ora se apresenta busca trazer algumas contribuições para o ensino de literatura no cenário brasileiro, tomando como suporte teórico os estudos no campo da estética marxista e da pedagogia histórico-crítica tal como fora proposta por Dermeval Saviani (1991). Para tanto, tomou-se o legado estético deixado pelo filósofo húngaro marxista Georg Lukács (1966a, 1966, 1967a, 1967b) cujas bases metodológicas, ideológicas e ontológicas remetem ao marxismo em sua concepção dialética. Além disso, pretende-se trazer à baila as análises realizadas pelo psicólogo soviético Lev Vigotski (1999) em sua obra Psicologia da arte. No campo da educação, fundamentalmente, fez-se um estudo do atual cenário de esvaziamento dos conteúdos de substância estética, em especial, a literatura. Uma abordagem estética marxista consoante à pedagogia histórico-crítica endossa e impulsiona o contato direto com os conteúdos estético-literários mais representativos do gênero humano. Trata-se, pois, de entrar em contato com o patrimônio literário de mais alto grau de elaboração humana. Inserida no patrimônio artístico da humanidade está a literatura e, sendo um valiosíssimo legado cultural, precisa ser socializada e acessada pelas vias da educação escolar.

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