CHAMADA DE ARTIGOS DOSSIÊ: Culturas Alimentares Digitais: movimentos sociais e ativismo alimentar no ambiente online

24/03/2022

Dossiê: Culturas Alimentares Digitais: movimentos sociais e ativismo alimentar no ambiente online

 

Organizadores

Daniel Coelho de Oliveira (Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES)´

Doutor em Ciências Sociais pelo CPDA/UFRRJ. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Ministra disciplinas nas áreas de sociologia clássica e contemporânea, sociologia da alimentação e sociologia rural. Como pesquisador, vem desenvolvendo pesquisas sobre tendências da alimentação contemporânea, politização do consumo, sistema agroalimentares e desenvolvimento rural. Professor no Departamento de Ciências Sociais da UNIMONTES. Professor permanente do Mestrado Associado UFMG-UNIMONTES em Sociedade, Ambiente e Territ rio. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7505866427960469

Arthur Saldanha dos Santos (Doutorando em Sociologia UFRGS) 

Doutorando em Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre pelo Curso Associado entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) em Sociedade, Ambiente e Territ rio (PPG-SAT). Bacharel em Humanidades pela Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Dedicou-se, principalmente, às linhas de estudos que estão centradas em juventudes rurais e agricultura familiar e, mais recentemente, à participação das juventudes nos movimentos sociais e ativismos alimentares digitais. Está como Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (GEPAD/UFRGS) e da Equipe Editorial da Revista Contraponto – Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3557882474154663

 

Apresentação

O consumo alimentar pode ser compreendido em diversas perspectivas históricas, como apontado por Flandrin e Montanari (1998), Elias (1994) Contreras e Gracia (2011). Outras abordagens apresentam o seu enfoque cultural e moral, com Douglas e Isherwood (2004), Sassatelli (2015), Miller (1987) e Warde (1997). O campo dos estudos alimentares é amplo e diversificado, e o recorte teórico/empírico do dossiê pretende abordar algumas questões do contemporâneo das Culturas Alimentares Digitais (“Digital Food Cultures”), conforme termo descrito por Lupton e Feldman (2020).

A proposta de dossiê procura estimular análises teóricas e empíricas que envolvam o debate sobre as articulações entre culturas alimentares digitais, movimentos sociais e ativismo alimentar digital. Temas como racismo algorítmico, desigualdade de gênero e alimentação também são estimulados. É na esfera de tais reflexões que essa chamada de artigos também incentivará a submissão de pesquisas relacionadas  à cultura digital, bem como debates sobre cibercultura, desigualdades digitais, sustentabilidade, justiça alimentar e assimetrias Norte-Sul global – temáticas relacionadas à alimentação. As análises podem incluir o uso de mídia digital, tais como plataformas e redes comunitárias, criadas para distribuir, gerenciar ou comercializar alimentos.

Estimulamos, mas não exclusivamente, a submissão de artigos com enfoque no Brasil e na América Latina, escritos em Português, Espanhol ou Inglês, e que abordem temáticas sobre:

1. Movimentos sociais e ativismo alimentar digital;

2. Big data, sustentabilidade, mercados alimentares e sistemas agroalimentares;

3. Racismo algorítmico, gênero e conflitos alimentares contemporâneos;

4. Cultura digital, cibercultura e consumidores;

5. Desigualdades digitais, justiça alimentar e assimetrias Norte-Sul global;

6. Dietas alimentares e sociedade de controle e vigilância;

7. Impactos das tecnologias nas práticas alimentares cotidianas.

 

Envio de artigo: até 04/07/2022


Previsão de publicação: Nº 34 da Revista, referente ao primeiro semestre de 2023.