CHAMADA DE ARTIGOS PARA DOSSIÊ:  Diálogos Interdisciplinares nas Ciências Sociais frente aos Dilemas Contemporâneos

13/10/2025



Este dossiê tem como objetivo reunir artigos originais que abordem aspectos teóricos-metodológicos e/ou pesquisas empíricas sobre análises e reflexões fundamentais do campo de estudos da Ciência, Tecnologia e Sociedade, na perspectiva decolonial, interseccional e/ou interdisciplinar.

A área da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) constituiu-se um campo sólido, a partir de um olhar multidisciplinar e baseados em diversidade das produções acadêmicas, nas últimas décadas. Apresentando estudos sobre agências em intersecções com estudos das Ciências Sociais, sociedade e meio ambiente, Estado e sociedade, CTS e inovação, mobilização dos movimentos sociais e universidades, as políticas públicas e ações do Estado face ao mundo globalizado e hiperconectado.

Nesse sentido, pretende-se contribuir para o debate tão urgente do campo da Ciência, Tecnologia e Sociedade no Brasil e no mundo, atualizando e ampliando o panorama que Dagnino e Thomas (2002) nos traz no começo do século. Aqui em interface com a defesa da ciência e do regime democrático, através de um olhar dos desdobramentos econômicos, sociais, culturais, educacionais e de ciência e tecnologia provocados pela pandemia e às crises democráticas contemporâneas. Portanto, interessa reunir artigos empíricos e/ou teóricos para a consolidação do debate político e sociocultural de pesquisas antropológicas, sociológicas e da ciência políticas de pesquisadores, como docentes e estudantes de pós-graduação.

A proposta do dossiê apresenta os seguintes diálogos: avanços, rupturas e desafios da CTS no Brasil e no mundo; o papel da ciência e da inovação na garantia da cidadania emancipatória e promoção dos direitos humanos; políticas públicas, ciência, inovação e relações de poder; desigualdades sociais e agenciamentos; precarização dos serviços públicos e desmonte do Sistema Público de Saúde; negacionismo cientifico e histórico; CTS na área da saúde; sustentabilidade, incluindo a mudança climática; o papel do ensino da CTS em interface com a Educação; CTS e Economia Solidária; e também, artigos que abordem teóricos reconhecidos como decoloniais e interseccionais.

Organizadores:

Nathália Gonçalves Zaparolli (Unesp) e Maycon Leandro da Conceição (UFSCar).

 

Submissões: De 13 de outubro a 22 de dezembro de 2025.

Previsão de publicação: 1º semestre de 2026.

As diretrizes e normas para os autores estao disponíveis no site da revista.