Conhecimento acadêmico no campo das organizações híbridas e das empresas de economia de comunhão

Autores

  • Cláudia Herrero Martins Menegassi Unicesumar. Professora da Pós-graduação em Gestão do Conhecimento. Universidade Positivo, Curitiba – PR - Brasil
  • Silvia Martí Barros Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo – RS – Brasil. Universitè de Poitiers, Poitiers - França

Palavras-chave:

Conhecimento, Conhecimento acadêmico, Organizações híbridas, Hibridismo, Economia de Comunhão,

Resumo

O presente ensaio teórico tem como objetivo sistematizar o conhecimento presente nos conceitos e na atuação de dois fenômenos que surgem empiricamente no campo organizacional: as organizações híbridas e as empresas de Economia de Comunhão (EdC). Por meio de pesquisa bibliográfica descritiva, foi possível encontrar pontos convergentes e divergentes entre ambos os fenômenos. Conclui-se que, se o entendimento de organização híbrida for aquele que pressupõe missão e ação social e/ou ambiental somada àquela mercadológica, pode-se dizer que as empresas de EdC se aproximam desse conceito. Contudo, enquanto a caracterização como organização híbrida é externa (pode ser atribuída a qualquer tipo de organização), no contexto da EdC uma empresa somente pode ser definida como tal se houver a livre adesão do empresário ao conjunto de princípios e valores que embasam as linhas de gestão desse projeto.

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Biografia do Autor

Cláudia Herrero Martins Menegassi, Unicesumar. Professora da Pós-graduação em Gestão do Conhecimento. Universidade Positivo, Curitiba – PR - Brasil

Doutora em Administração. Mestre em Administração. Graduada em Economia, Administração e Processos Gerenciais. Possui Especialização em Administração Tributária. É membro do corpo docente do Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações na Unicesumar e professora de cursos de graduação e especialização na mesma instituição. Desenvolve pesquisas voltadas, principalmente, aos temas: Gestão do Conhecimento, Economia de Comunhão, Estratégia (Resource-Based View), Grounded Theory e Educação a Distância.

Silvia Martí Barros, Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo – RS – Brasil. Universitè de Poitiers, Poitiers - França

Mestre em Gestão e Negócios com dupla titulação pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) e Universitè de Poitiers (França), Especialista em Marketing Estratégico pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) com complementação em Negócios Internacionais pela Flórida International University (EUA) e Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo realizado mobilidade acadêmica na Università degli Studi di Trento (Itália). É autora do livro Tensão Ética entre Racionalidades: um olhar sob a Economia de Comunhão. 

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Publicado

18/09/2019