Entre artistas e não artistas, uma análise sociológica da biografia e da produção musical de Raul Seixas

Autores/as

  • Lucas Marcelo Tomaz de Souza

Palabras clave:

Raul Seixas, Música popular, Rock, Análise biográfica,

Resumen

Entre os extremos representados pelos artistas e a sua produção, uma série de sujeitos históricos se envolvem nas disposições estéticas de suas criações. Neste trabalho, viemos fazer uma análise da biografia de Raul Seixas, amparados por uma metodologia proposta por Pierre Bourdieu, que coloca o artista criador em primeiro plano, de forma a compreendermos como a herança social do cantor, advinda de suas relações familiares, pôde delinear especificidades em sua produção musical. Da mesma maneira, viemos pensar de que forma sujeitos históricos, como produtores musicais, marqueteiros, gravadoras, bem como rádios, televisão, e os demais meios de comunicação, puderam direcionar a produção musical do cantor a partir da consolidação de um mercado de bens simbólicos no Brasil. Desta forma, pensaremos a estruturação do campo musical brasileiro, durante as décadas de setenta, e principalmente a posição do cantor e do rock no interior deste, detectando como as formas de produções culturais legitimadas durante o período puderam hierarquizar certas produções musicais capazes de delegar as formas de arte, a elas estranhas, um espaço de inferioridade no interior desse campo. Para tal, utilizamos uma série de depoimentos do cantor, transcritos em livros, revistas e jornais, e uma série de matérias que abordem os temas ligados direta ou indiretamente a Raul Seixas, rock nacional e música popular brasileira.

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