"Ainda somos os mesmos": um estudo sobre o drama social em uma escola carioca

Autores/as

  • Raquel Ferreira Rangel Gomes Mestre em Sociologia. UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia. Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Palabras clave:

Drama social, Ensino médio, Escola,

Resumen

No trabalho de campo, realizado em uma escola estadual da zona sul do Rio, foi utilizada a perspectiva de análise de Victor Turner, a partir do conceito de drama social. Um evento extraordinário rompeu as relações reguladas pela norma iniciando o drama. Na crise desencadeada tornaram-se claras as linhas de força que estruturavam as relações sociais no interior da escola e desta com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. O diretor foi afastado, a escola passou por um uma espécie de interstício entre a antiga norma e a que estava por vir. O rito tornou-se coletivo. Ocorrendo a expressão pública e simbólica da reconciliação entre as partes envolvidas no conflito com a reconstituição, ao menos temporária, do tecido social esgarçado. Ao final prevaleceu o código baseado no carisma e nos julgamentos morais. Com isso, o drama não produziu uma ruptura, mas consolidou as regras tradicionalmente vigentes naquela escola.

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